>
>
Leitura Orante

Leitura Orante

4º Domingo da Quaresma

A ALEGRIA QUE BROTA DA CRUZ

 

 

Alegra-te, Jerusalém! Reuni-vos, vós todos que a amais, vós que estais tristes, exultai de alegria! Saciai-vos com a abundância de suas consolações” (Is 66,10-11). A antífona de entrada do Quarto Domingo da Quaresma dá o tom alegre desta liturgia. Celebramos a alegria que brota da Cruz do Senhor, através da qual Ele nos conquistou a salvação. Salvação que é aplicada a cada um de nós mediante o dom da fé que recebemos no Batismo e que nos configura a Ele.

 

Três elementos ressaltam aos nossos olhos nesse trecho que lemos, do diálogo do Senhor com Nicodemos: a iniciativa gratuita do amor misericordioso de Deus, manifestado na Cruz do Senhor Jesus; a fé que nos une a Cristo como condição para a vida eterna; e que se manifesta nas ações realizadas em Deus, iluminadas pela verdade. Vejamos o Evangelho: “[…] é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,14-16). Mais ao final do Evangelho lemos: “[…] quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus” (Jo 3,21).

 

Na Segunda Leitura encontramos os mesmos elementos, uma vez que o Apóstolo viveu o caminho proposto por Jesus e dá testemunho desse caminho. Primeiro, ele testemunha o amor de Deus, quer partilhar a vida eterna conosco: “Deus é rico em misericórdia. Por causa do grande amor com que nos amou, quando estávamos mortos por causa das nossas faltas, ele nos deu a vida com Cristo. É por graça que vós sois salvos! Deus nos ressuscitou com Cristo e nos fez sentar nos céus, em virtude da nossa união com Cristo” (Ef 2,4-6). Segundo, ele dá testemunho da fé como resposta ao amor de Deus: “[…] é pela graça que sois salvos mediante a fé” (Ef 2,8a). E em terceiro lugar, dá testemunho das boas obras como manifestação concreta da nossa transformação em Cristo, que ele mesmo experimentou: “[…] nós fomos criados em Jesus Cristo para as obras boas, que Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos” (Ef 2,10).

 

Em resumo: Deus, que nos ama gratuitamente, espera como resposta ao seu amor a fé na entrega total de seu Filho, que transforma nossas ações. E não tem ação melhor para Deus que a penitência, a busca pela conversão do coração. Santo Agostinho, comentando esse trecho, diz: “O princípio das boas obras é confessar as más: assim, tu te pões na verdade, a qual não te envaidece nem te dá por desculpado […] A água do mar [que simbolizam nossas más obras] a entrar no navio pouco a pouco, a menos que seja escoada, termina por afundá-lo. E em que consiste este escoar, senão a prática das boas obras, na penitência, no jejum, na esmola e no perdão […]” (In Ioannem, tract. 12).

 

Já estamos do meio para o fim da Quaresma. Não esmoreçamos nas nossas práticas quaresmais, meus irmãos. Permaneçamos firmes e veremos toda a nossa vida remida pelo Senhor; todas as nossas obras, transformadas por Cristo para a nossa salvação. Nada podemos sozinhos, e a nossa alegria só se encontra nEle. Assim, a alegria que está velada na Cruz, cheia de esperança, será confirmada na Ressurreição. Peçamos a Virgem Maria que interceda por nós para que o Senhor aumente a nossa fé, firme nossa esperança e abrase a nossa caridade.

 

Leituras: 2Cr 36,14-16.19-23 / Sl 136(137),1-2.3.4-5.6 (R. 6a) / Ef 2,4-10 / Jo 3,14-21

 

Murillo Cota Ferreira

Seminarista da Etapa Configurativa, da Arquidiocese de Goiânia

Seminário Maior Interdiocesano São João Maria Vianney – Goiânia-GO

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo