“Pois Deus amou tanto o mundo, que deu seu Filho Unigênito” (Jo 3,16)
No 4º Domingo da Quaresma, a Santa Igreja nos convida a meditar o Evangelho segundo São João, o discípulo amado, que ao falar do Mistério Salvífico de Cristo Jesus, revela o Pai como um Deus Amor (1Jo 4,8).
É interessante perceber, caríssimos irmãos e irmãs, que o Evangelho deste domingo é a continuação do discurso que Jesus tem com o fariseu Nicodemos. Nesse discurso, Jesus revela a sua missão. Tal missão está em perfeita consonância com a vontade do Pai, que, por um amor grandiosíssimo a nós, seus filhos, envia Jesus, seu Filho amado, para que possamos viver esse amor e ganhar, assim, a vida eterna.
Crer em Jesus é reconhecer diante de Deus e da Igreja que Deus Pai nos ama e que esse amor é concretizado na Encarnação do Verbo, “luz que veio ao mundo” (Jo 3,19). Movido por esse amor concreto, possamos guiar a nossa vida na luz, praticando a verdade para que Deus seja conhecido através das nossas boas obras.
Queridos irmãos e irmãs, que neste período quaresmal, em que nos preparamos para vivenciar com imensa alegria a Ressurreição do Senhor, não nos esqueçamos jamais o quão Deus nos ama e cuida de nós. Que as adversidades da vida não nos separem de Deus, mas façam que reconheçamos nele o nosso porto seguro.
Texto para oração: Jo 3,14-21 (página 1469 – Bíblia das Edições CNBB)
- Ambiente de oração: encontre um espaço que lhe proporcione rezar e meditar a Palavra de Deus;
- Leitura da Palavra: reze, pedindo a presença do Espírito Santo, para que Ele o auxilie numa leitura atenta da Palavra divina;
- Meditação livre: escreva, se possível, o Evangelho, sublinhando as palavras que mais chamaram sua atenção. Repita essas palavras em voz alta, para que elas adentrem a sua mente e o seu coração;
- Oração: depois, faça uma oração de louvor e de agradecimento pelo momento que Deus lhe proporcionou. Se possível, escreva também a sua oração.
4° Domingo da Quaresma – Ano B. Liturgia da Palavra: 2Cr 36,14-16.19-23; Sl 136(137), 1-2.3.4-5.6 (R. 6a); Ef 2,4-10; Jo 3,14-21.
Fabrício Bessa Ferreira
(Seminarista da Diocese de Itumbiara)
Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney