>
>
Lugares de encontro com Jesus

Lugares de encontro com Jesus

“Os Evangelhos mencionam numerosos encontros de Jesus com homens e mulheres de sua época. Uma característica comum a todas as

“Os Evangelhos mencionam numerosos encontros de Jesus com homens e mulheres de sua época. Uma característica comum a todas as narrativas é a força transformadora que os encontros com Jesus encerram e manifestam, visto que desencadeiam um autêntico processo de conversão, comunhão e solidariedade. Um dos encontros mais significativos é o da samaritana (Jo 4,5-42). Jesus a chama para saciar sua sede, que não era só material. Na verdade, ‘Aquele que lhe pedia de beber tinha sede da fé da própria mulher’.”

 

Assim como o encontro com a samaritana, temos a narrativa do encontro de Jesus com Zaqueu (Lc 19,1-10), o publicano, que o leva a mudar de vida e a praticar a justiça; o encontro de Jesus com Maria Madalena (Jo 20,11-18), que a leva a superar o desânimo e a tristeza e a transforma em anunciadora do ressuscitado; o encontro de Jesus com os discípulos de Emaús, que os leva a compreender as Escrituras e a reconhecê-lo ao partir o pão (Lc 24,13-35); o encontro de Jesus com os Apóstolos (Mc 3,13-19), transformando-os em colunas da Igreja e anunciadores da Boa-Nova; o encontro de Jesus ressuscitado com Paulo, a caminho de Damasco (At 9,3-30), convertendo-o de perseguidor dos cristãos em missionário enviado até os confins da terra.

 

Além desses encontros pessoais e comunitários, Jesus também constituiu a Igreja para que nela o encontremos. “A Igreja constitui o lugar onde os homens, encontrando a Jesus, podem descobrir o amor do Pai: com efeito, quem viu a Jesus, viu o Pai (Jo 14,9). Jesus, no tempo após sua ascensão ao céu, atua por meio da poderosa intervenção do Espírito Paráclito (Jo 16,7), que transforma os fiéis, dando-lhes a vida nova.”

 

A Bíblia e a Eucaristia também são, na Igreja, lugares de encontro com Cristo. Além disso, encontramos Jesus nos sacramentos, na oração pessoal e comunitária, na comunidade que vive a fé e o amor fraterno, nos pobres, aflitos e enfermos (Mt 25,37-40), na piedade popular.

 

A devoção autêntica à Mãe de Jesus também é um caminho seguro que nos leva a Jesus. Os magos do Oriente, em Belém, “acharam o menino Jesus com Maria, a sua mãe” (Mt 2,11). Onde Jesus estiver, Maria está junto. E, estando junto, ela sempre nos remete a Jesus: “Fazei tudo o que ele [Jesus] vos disser” (Jo 2,5). Seguir Jesus como discípulo missionário.

 

De um primeiro encontro autêntico e amoroso sucedem-se muitos outros encontros, cada vez mais profundos e marcantes. Firma-se, enfim, o desejo definitivo de estar juntos, de conviver, de seguir e acompanhar o outro por onde quer que ele esteja. De nosso encontro com Jesus – eu, você e toda Igreja –, tornamo-nos seguidores de Jesus, seus discípulos missionários.

 

Trecho da Carta Pastoral “Creio em Jesus Cristo”, de Dom Washington Cruz. A carta pode ser lida, na íntegra, em nosso site: www.arquidiocesedegoiania.org.br

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo