>
>
Magno e Valdeir são ordenados diáconos

Magno e Valdeir são ordenados diáconos

Magno Valim Macena e Valdeir Gomes Neves diáconos para o serviço da Igreja

Na celebração da Festa da Apresentação do Senhor no Templo, dia 2 de fevereiro, Dom Washington Cruz ordenou os seminaristas Magno Valim Macena e Valdeir Gomes Neves diáconos para o serviço da Igreja. A celebração aconteceu no Santuário Basílica Sagrada Família. O bispo auxiliar Dom Levi Bonatto e vários padres da Arquidiocese concelebraram. Houve também a participação de alguns diáconos permanentes.

 

Sobre a Festa da Apresentação do Senhor, Dom Washington citou o trecho do Evangelho que Simeão faz revelações sobre o menino Jesus. “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel”. (Lc 2,34). Citou também o trecho que Simeão anunciou a Nossa Senhora: “Quanto a ti, uma espada te transpassará a alma” (Lc 2,35). O arcebispo explicou que a Apresentação do Senhor tem um profundo significado: “é o cumprimento da lei de Moisés e que, a ação de Nossa Senhora e de São José nos ensina a respeitar as leis e a cumprir todos os nossos deveres profissionais, cívicos e quaisquer outros, com naturalidade, pontualidade e rigor, sem nos desculparmos, sem nos dispensarmos.”

 

Dom Washington disse, ainda, que a Solenidade da Apresentação do Senhor foi enriquecida com mais um sinal vivo de Deus na nossa Igreja Arquidiocesana, que foi a ordenação dos novos diáconos. “Com essa ordenação, oferecemos e recebemos com alegria e gratidão esse particularíssimo dom da graça dado à Igreja. É um dom que, desde os tempos apostólicos, o Senhor jamais deixou e deixará de faltar à sua esposa que é, portanto, parte integrante daquela grande tradição que caracteriza a história, o caminho e mais profundamente o próprio rosto da comunidade cristã”, disse.

O arcebispo comentou, também, sobre o gesto de imposição das mãos. “Através da imposição das mãos estarei inserindo os acólitos Magno e Valdeir no primeiro grau do sacramento da Ordem, o diaconado que os configurará a Jesus Cristo, aquele que serve por amor”.

 

O rito de ordenação é iniciado antes da homilia com a apresentação dos candidatos ao bispo. Após a homilia, segue o propósito do eleito, momento em que ele responde ao arcebispo o desejo de ser consagrado ao serviço da Igreja; após, segue a Prece Litânica,  o bispo e toda a assembleia rogam a Deus Pai Todo-Poderoso que derrame com bondade a bênção sobre os servos que são chamados à Ordem do Diaconado. Neste momento, o candidato encontra-se deitado em sinal de total entrega a Deus. Após, acontece a imposição das mãos e a prece de ordenação sobre o ordinando, pedindo ao Senhor que envie sobre ele o Espírito Santo. Na sequência, há a imposição das vestes diaconais, a entrega do livro dos Evangelhos e o cumprimento entre o bispo e os ordenados. O bispo diz “A paz esteja contigo e os neos-diáconos respondem: “O amor de Cristo nos uniu”. Por fim, a Santa Missa segue conforme o ordinário.

 

Marcos Paulo Mota

 

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo