>
>
Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe

Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe

Como é maravilhoso e gratificante servir a Deus, e como é lindo ter uma mãe que cuida tão bem de

Como é maravilhoso e gratificante servir a Deus, e como é lindo ter uma mãe que cuida tão bem de nós, seus filhos. Falar da Virgem Maria é um assunto que muito me agrada, pois venho de uma família católica, sou devota de Nossa Senhora e tenho o hábito de rezar o Santo Terço todos os dias, principalmente no mês de outubro, dedicado ao Santo Rosário e às missões, na Santa Igreja.

 

Como verdadeira devota de Nossa Senhora, vou abordar um pouco sobre a devoção mariana. O terço é a principal devoção mariana. Conta-se que Nossa Senhora mostrou o terço para São Domingos e, a partir desse momento, ele começou a espalhar essa devoção, considerada a oração perfeita, simples, humilde como Maria. Muitos santos e beatos, ao longo do tempo, tiveram uma profunda devoção e ajudaram em sua difusão. Vou citar três: “Amai Nossa Senhora e tornai-a amada. Rezai sempre o seu Rosário e divulgai-o” (São Pio de Pietrelcina); “O Rosário acompanhou-me nos momentos de alegria e nas provações. A ele confiei tantas preocupações, nele encontrei sempre conforto” (São João Paulo II); “Se quisermos, pois, ajudar as santas almas do purgatório, procuremos rogar por elas à Santíssima Virgem em todas as nossas orações, aplicando-lhes especialmente o Santo Rosário ” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

É impossível falar da devoção mariana sem citar São Luís Maria Grignion de Montfort, grande apóstolo da Santíssima Virgem Maria e autor do livro “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria”, que influenciou profundamente São João Paulo II, um papa consagrado a Virgem Maria e que assumiu, como lema de seu pontificado, a expressão Totus Tuus (Todo Teu).

 

O Concílio Vaticano II inseriu Maria como imagem e modelo da Igreja, Mãe de Deus e da Igreja. Ela ocupa papel fundamental na história da salvação. Na Constituição Lumen Gentium (n. 63), há a afirmação: “A Mãe de Deus é modelo e figura da Igreja, na ordem da fé, da caridade e da perfeita união com Cristo, como já ensinava Santo Ambrósio”.

 

Maria é modelo de fé. O sim de Maria foi perfeito desde o início até o último instante na cruz. Ali, Jesus nos fez filhos de Sua Mãe. Olhou para o discípulo que tanto amava e disse: “Eis aí a tua mãe” (Jo 19,27). Se Jesus deixou-nos Sua Mãe para ser a nossa Mãe, é porque isto é indispensável para a salvação de cada um de nós. Deixemo-nos iluminar pela fé de Maria, que é nossa Mãe, nos momentos de dificuldade, de provação, olhemos para Ela como modelo de confiança em Deus, que deseja sempre e somente o nosso bem.

 

Grandes santos e doutores da Igreja, como Santo Afonso Maria de Ligório, São Domingos, entre outros, afirmam que: “Maria é necessária para a nossa salvação”. São Luís de Montfort pergunta-nos: Se Deus, que é onipotente, e, portanto, não precisava dela para salvar o mundo e, no entanto, quis precisar dela; será que você é tão orgulhoso que acha que pode se salvar sem o seu auxílio? Só Jesus é o Salvador (At 4,12). Se foi por ela que Jesus veio a nós. Então, dizem os santos, é também por ela que devemos ir a Jesus.

 

E nós, cristãos, que somos a Igreja? Qual é o amor que levamos aos outros? Ajudamos em nossas comunidades ou só assistimos Santa Missa aos domingos, e não praticamos o amor de Jesus, amor que compartilha, amor que ajuda, amor que perdoa? Ou seja, é um amor forte ou um amor frágil, a ponto de seguir as vontades de Jesus Cristo, procurando ajudar, procurando retribuir, ou é um amor interesseiro, que ajuda só para obter algo em troca? Jesus não gosta do amor interesseiro, porque o amor deve ser gratuito, como o dele. Por isso, precisamos refletir, precisamos prestar mais atenção nos outros.

 

A exemplo de Maria, devemos saber como nos comportar, não somente diante das nossas necessidades, mas também das necessidades dos outros, que Deus nos confiou como irmãos.

 

 

Priscila Ferreira
Advogada e membro Unijuc

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo