Ao redor de todo o mundo, muitas Basílicas, Catedrais, Paróquias, Dioceses e até inteiros países e continentes foram confiados ao patrocínio da Virgem Maria, mãe de Deus e nossa mãe. Também nossa Arquidiocese tem a alegria e a graça de ter como padroeira Nossa Senhora Auxiliadora. No dia 14 de julho de 2002, na minha posse como Arcebispo de Goiânia, fiz esta oração aos pés de Nossa Senhora Auxiliadora, confiando a ela a minha vida, a vida de todos os arquidiocesanos e o meu pastoreio na Arquidiocese.
Hoje, transcorridos quase 17 anos, na semana em que comemoramos a Festa em honra a Nossa Senhora Auxiliadora, eu convido os leitores do Jornal Encontro Semanal e toda nossa Igreja particular a rezarem comigo, mais uma vez, essa mesma oração, renovando nossa entrega filial à Mãe de Jesus:
Ó Nossa Sra. Auxiliadora, nossa querida Padroeira, volvei o vosso olhar materno para nós, vossos filhos, que recorremos a vós, neste momento novo da vida da nossa Igreja.
Rainha Imaculada, da paz e do amor, quantas súplicas acolhestes, quantas lágrimas enxugastes, restituindo alegria e conforto aos corações cansados e desiludidos!
Os filhos desta nossa Arquidiocese têm experimentado vossa misericordiosa intercessão. Agradecemos-vos, ó Virgem Auxiliadora, e pedimos-vos: continuai a interceder por nós!
Intercedei pela nossa Arquidiocese e por todos os seus habitantes; pelas famílias, pelos idosos, pelos jovens e pelas crianças. Intercedei pelos que nos governam, para que promovam a justiça, a solidariedade e o bem comum.
Intercedei por quem sofre no corpo e no espírito; intercedei pelos pobres, pelos enfermos e por quantos a vós recorrem nas lutas do dia a dia.
Precisamos de Vós, ó Mãe Auxiliadora: da vossa presença amorosa e poderosa. Ensinai-nos a confiar na Providência do Pai, que conhece todas as nossas necessidades.
Mostrai-nos e dai-nos o Vosso Filho Jesus, “Caminho, Verdade e Vida”. Tornai-nos dóceis à ação do Espírito Santo, fogo que purifica e renova.
Suscitai do meio da nossa juventude numerosas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias, para um serviço mais eficaz ao Reino de Deus.
Maria, Mãe Auxiliadora, Estrela da Evangelização, acolhei como vossos filhos a nós todos que fazemos parte desta Arquidiocese, e tornai-nos testemunhas corajosas da verdade e da santidade neste terceiro milênio cristão.
A Vós entregamo-nos todos juntos: Ó Mãe Auxiliadora, nós vos amamos e em vós confiamos. Caminhai conosco! Amém!