>
>
Meditando com São José: José Obedientíssimo

Meditando com São José: José Obedientíssimo

A desobediência foi o primeiro crime cometido neste mundo, trazendo as mais desastrosas consequências para toda a humanidade. Foi a

A desobediência foi o primeiro crime cometido neste mundo, trazendo as mais desastrosas consequências para toda a humanidade. Foi a origem de todo mal espiritual e temporal. O pecado de Adão transmitiu-se a todos os seus descendentes e, com exceção de Maria Santíssima, todos nós trazemos na alma, desde o primeiro instante da nossa existência, a mancha da culpa original, que nos torna inimigos de Deus, sujeitos à morte e a todas as misérias.

 

Só Maria, que já pairava na mente do Eterno, quando na sua infinita misericórdia prometeu a nossos primeiros pais um Salvador, apenas Maria Santíssima, da qual devia nascer o Redentor do mundo, foi preservada da mácula original, proveniente do pecado de desobediência. Puríssima, imaculada, tendo consagrado a Deus a sua virgindade, sem poder prever o singular privilégio que lhe estava reservado, perturbou-se quando o anjo Gabriel lhe anunciou que ela conceberia e daria à luz um Filho; mas, logo tranquilizada pelo anjo que lhe falava em nome do Altíssimo, exclamou: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra”.

 

Se pelo crime de desobediência entrou o mal neste mundo, por esse ato de submissão da Santíssima Virgem começou a reparação do mal, iniciando-se o mistério da Encarnação.

 

O Santo Patriarca, que por disposição divina devia ser o virginal esposo de uma esposa virgem, ignorando também o inefável mistério, turbou-se quando a viu com os sinais da maternidade e quis deixá-la. Mas a ele também tranquilizou o anjo, dizendo-lhe que não a deixasse, porque ela concebeu por obra do Espírito Santo, e José obedeceu também ao anjo, recebendo sua esposa.

 

Essas duas criaturas puríssimas, que viveram sempre unidas na mesma comunhão de vida, de pensamento e de amor, Maria e José, ambos deviam iniciar a sua missão por um ato de obediência que abrisse caminho à reparação completa da culpa original: a Virgem consentindo na Encarnação do Verbo em suas puríssimas entranhas e José submetendo-se inteiramente à vontade do Eterno Pai.

 

Obedientíssimo foi o Santo Patriarca, levando Maria e o Menino Jesus ao Templo para o consagrarem a Deus, cumprindo a Lei de Moisés. Obedientíssimo foi também ao poder civil, fazendo com sua esposa a penosa viagem a Belém para se inscreverem no recenseamento prescrito pelo édito de César. Obedientíssimo à voz do anjo que o mandou fugir com sua família para o Egito, a fim de salvar a vida de Jesus e voltar do exílio à terra de Israel depois da morte de Herodes.

 

Humilde e submisso em tudo à vontade de Deus, na peregrinação, na pobreza, no trabalho e em todas as tribulações da vida, São José nos dá o exemplo da obediência, dessa virtude hoje tão rara, e que é, entretanto, o fundamento da ordem e da paz em todas as relações da vida.

 

Fonte: Clube do livro Católico/Minha Biblioteca Católica

 

 

Diácono Amarildo Martins

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo