>
>
Missão Esperança nos Cemitérios

Missão Esperança nos Cemitérios

Confira a programação nos cemitérios de nossa arquidiocese

No próximo dia 2 de novembro, a Igreja comemora o Dia dos Fiéis Defuntos, dedicado à esperança, à fé e à caridade. Nessa data, mais conhecida como Dia de Finados, além das missas que serão celebradas, centenas de missionários leigos atuarão nos cemitérios de todas as cidades que integram a Arquidiocese de Goiânia, com o objetivo de levar conforto aos visitantes e aos que estiverem em velórios, por meio da presença solidária e da Palavra de Deus. Eles informarão sobre horários de missas, entregarão orações às pessoas e vão rezar com elas nos túmulos, se desejarem.

Esse trabalho é planejado e coordenado pela Pastoral da Esperança, que preparou os voluntários e organizou a escala de presença nos cemitérios. O padre Max Costa, coordenador dessa Pastoral, explica que, “nesta missão de acolher e consolar as pessoas que estão sofrendo com a dor da perda do seu ente querido, os missionários vão levar a esperança da ressurreição, comunicando Jesus vivo, e não morto, em nosso meio”.

“A Missão Finados acontece com a participação de leigos de diversas paróquias de nossa arquidiocese e tem como finalidade nos levar a rezar com as pessoas, ouvir seus desabafos, abençoar os túmulos e fazer uma oração diante do sepulcro, aspergindo com água benta, para que as famílias saiam do cemitério confortadas pela graça da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo”, informou o padre Max.

 

Missas

No decorrer de todo o Dia de Finados, haverá celebração de missas em todos os cemitérios das cidades que compõem a Arquidiocese de Goiânia, presididas pelo arcebispo metropolitano, Dom Washington Cruz; os bispos auxiliares, Dom Levi Bonatto e Dom Moacir da Silva Arantes; e por diversos padres. No Cemitério Parque (Vicariato Campinas), às 13h, o padre Heverton Rodrigues, CSsR, presidirá Santa Missa especialmente pelas pessoas falecidas vítimas de violência e suicídio.

 

Indulgência Plenária 

No Dia de Finados, “aos que visitarem o cemitério e rezarem, mesmo só mentalmente, pelos defuntos, concede-se uma Indulgência Plenária, só aplicável aos defuntos: diariamente, do dia 1º ao dia 8 de novembro, nas condições costumeiras, isto é, confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice; nos restantes dias do ano, Indulgência Parcial” (Enchir. Indulgentiarum, n. 13 – Diretório da Liturgia da CNBB, p. 188).

 

A indulgência é a anulação das penas devidas pelos pecados cometidos e que já foram perdoados na confissão. Há dois tipos de indulgências: plenárias e parciais. Na primeira, a alma fica aliviada de todas as suas penas, ou seja, dali ela vai para o céu. Já as parciais são destinadas para a alma no purgatório, que fica aliviada de parte de suas penas.

 

Horários das missas nos cemitérios

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo