>
>
Missas de Natal

Missas de Natal

Dom Washington Cruz preside Missas da noite e do dia de Natal
Foto da Catedral

Após presidir no dia 23, na Capela do Seminário Santa Cruz, a última Lectio Divina em preparação ao Natal do Senhor, Dom Washington Cruz celebrou a Missa de Natal, na Catedral Metropolitana, na noite do dia 24. “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que será também a de todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor!” (Lc 2,10-11).

Assim começou sua homilia o arcebispo, que comentou o trecho do Evangelho de Lucas que discorre sobre o Nascimento de Jesus. “O caminho que nos conduz ao presépio é o mesmo. Na simplicidade de uma casa de periferia, entre uma mãe e um pai, cheios de amor e de fé, brilha a estrela maior, Jesus Cristo”, afirmou, comentando a humildade em que veio o Filho de Deus feito homem.

Dom Washington nos fez lembrar que o Natal, para ser o Natal do Senhor, precisa ser vivido de modo simples para ser rico de amor. Ele manifestou, também, o desejo de que a comunidade cristã se volte sempre para a Luz, para seja, no cotidiano, sal da terra.

Ater-se à simplicidade, entretanto, foi a mensagem daquela véspera de Natal. “Na humildade do presépio, Deus se fez menino. No menino despido de todas as coisas, o mundo contemplou um Deus à mercê dos homens. É um rosto de Deus feito homem como nós, afeito aos nossos limites de espaço e tempo, de calor e frio, de fome e satisfação, de alegria e de choro. Mas é o rosto de um homem, que é Deus”. Depois da missa, dezenas de crianças presentes na Catedral caminharam em procissão com a imagem do Menino Jesus que depois foi colocada no presépio e incensada pelo arcebispo.

Natal do Senhor

 Na Missa do Dia de Natal, Dom Washington disse que o povo de Deus estava naquela celebração para ouvir o grito da alegria e para ver, com os pastores, que a “Luz brilha nas trevas”. Ele também pediu que vivamos muito além de qualquer emoção passageira. “O Natal é mais do que a habitual troca de palavras vazias, ou de presentes, por mais bonitos que eles sejam”. Ele também refletiu que “a simplicidade do presépio partilha a nossa dificuldade de viver, para nos dar a todos a grande esperança de que há algo que pode mudar, e que só ele poderá fazê-lo conosco de forma radical”. Por fim, Dom Washington lembrou que a humanidade aspira à alegria da paz e o Menino, na sua fragilidade, aparecerá diante de todos os povos, como Deus forte e Príncipe da paz.

Compartilhe

Outras Notícias

Artigos e Formação, Notícias, Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Tribunal Eclesiástico

Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Artigos e Formação, Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo