>
>
Moisés: Uma escultura fúnebre

Moisés: Uma escultura fúnebre

Localizada em Roma, a Basílica de São Pedro Acorrentado é de arquitetura e ornamentos simples. E é assim denominada por

Foto da Catedral

Localizada em Roma, a Basílica de São Pedro Acorrentado é de arquitetura e ornamentos simples. E é assim denominada por abrigar sobre o altar-mor o relicário com as correntes nas quais São Pedro foi preso em Jerusalém.

 

O fiel também encontrará, na nave lateral à direita do presbitério, o mausoléu do Papa Júlio II, que abriga uma das obras primas de Michelangelo e do renascimento, a impressionante escultura em mármore de 2,33m de altura, o Moisés.

 

O historiador de arte, Janson H.W., descreveu: “O majestoso Moisés, ideado para ser visto de baixo, tem a força temerosa e que os contemporâneos do artista chamavam terribilità, um conceito criado pelos românticos de sublime”. Essa afirmação vai ao encontro do relato de que finalizado o trabalho, o artista, diante da beleza de sua criação vivenciou um momento de alucinação que o levou a bater com o martelo na escultura e dizer: “Por que não falas?”.

 

Ao apreciarmos a grandiosa estátua, executada com tanta beleza e perfeição, percebemos que, sobre a cabeça de Moisés, entre seus cabelos há um par de chifres. A explicação encontra-se na tradução Vulgata, dos textos bíblicos, realizadas por São Jerônimo, do hebraico para o latim. Especificamente no versículo de Ex 34,29, que descreve Moisés descendo do monte Sinai com as tábuas da lei e que seu rosto estava brilhante (karan). Para traduzir o texto, São Jerônimo se equivocou e usou a palavra-conceito keren, que no latim significa chifres. Mas é fato, há uma concordância de que o termo foi utilizado com a conotação de brilhante, reluzente, resplandece ao rosto de Moisés em seu encontro com o Senhor.

 

A escultura de Moisés era a peça principal e é a única que ficou pronta do projeto original do mausoléu, idealizado por Michelangelo, que propunha 40 esculturas. O que apreciamos hoje creditam aos seus discípulos a conclusão e é muito mais singelo.

 

 

Fabiana Longhi
Arquiteta Especialista em Espaço Litúrgico e Arte Sacra
Longhi arquitetura – Arquitetura do Sagrado

Compartilhe

Outras Notícias

Artigos e Formação, Notícias, Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Tribunal Eclesiástico

Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Artigos e Formação, Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo