>
>
Monumento Papa Francisco é inaugurado em Trindade

Monumento Papa Francisco é inaugurado em Trindade

A ação é um gesto concreto dos missionários e a Arquidiocese de Goiânia.

Na manhã deste sábado, dia 5 de julho, os Missionários Redentoristas inauguraram o monumento Papa Francisco, na praça do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade. A ação é um gesto concreto dos missionários e a Arquidiocese de Goiânia ao legado do pontificado de Francisco.

A inauguração contou com a presença do arcebispo metropolitano de Goiânia, dom João Justino, do reitor do Santuário Pai Eterno, padre Marco Aurélio Martins, além de vários religiosos e devotos que acompanharam um momento cheio de emoção. Segundo o reitor do Santuário, “a ação é um gesto concreto com aquele que direcionou a igreja a caminhar unida na estrada que Jesus edificou para seus filhos e filhas. O monumento fica na praça do Santuário, reforçando o nosso compromisso por uma igreja fraterna”, disse padre Marco Aurélio.

A obra é do artista plástico goiano, Silvio Morais, e foi confeccionada em aço corten de 4 e 8 milímetros, recortados a laser, com uma dimensão de 4,50 por 2,40 metros e 30 centímetros de profundidade. O artista buscou inspiração na frase “todos, todos, todos” proferida pelo Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, em 2023, enfatizando a inclusão e o acolhimento na Igreja. Para Silvio, “a ideia do monumento é fazer memória de momentos marcantes do Papa Francisco, onde ele expressou de forma verbal que a igreja é inclusiva. Além de outros momentos em que utilizou pombos para comunicar a paz”.

A frase sintetiza a mensagem de Francisco sobre a importância da fraternidade, da compaixão e da unidade, convidando a Igreja a ser um espaço aberto e acolhedor para todos, incluindo aqueles que erram, caem ou enfrentam dificuldades. Para o arcebispo de Goiânia, “o monumento é uma lembrança que reforça a centralidade da fraternidade da igreja católica. Refletindo o nosso desejo de uma Igreja e de uma sociedade mais inclusivas e acolhedoras, onde cada indivíduo é valorizado e respeitado”, finalizou dom João Justino.

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias

19 de agosto de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo