>
>
Neste domingo acendemos a segunda vela do Advento

Neste domingo acendemos a segunda vela do Advento

Depois de um ano caótico e atribulado que, de certa forma, ainda estamos vivendo, podemos encontrar conforto quando paramos para

Depois de um ano caótico e atribulado que, de certa forma, ainda estamos vivendo, podemos encontrar conforto quando paramos para ler, orar e refletir sobre o Tempo do Advento. Um tempo em que os cristãos aguardam ansiosamente a celebração do nascimento de Cristo.

 

Neste domingo, acendemos a segunda vela da Coroa do Advento e nos deparamos com a oportunidade de limpar nosso coração na espera fiel de celebrar o mistério do nascimento de Cristo e nos preparar para sua segunda vinda. Uma oportunidade pertinente para refletir sobre as maneiras pelas quais as profecias foram cumpridas e ponderar o que o futuro − prometido a nós por meio de profecias − trará.

 

Podemos resumidamente entender a liturgia deste 2º Domingo do Advento que apresenta o anúncio da salvação. A profecia do Profeta Baruc (5,1-9) anuncia a salvação por meio da vinda de Deus, que vem refazer sua aliança com o povo através da misericórdia e da justiça. Nossa resposta será conforme o salmista: “Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!” (Sl 125,3). A segunda leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses (1,4-6,8-11) afirma que a salvação é um dom anunciado a todos, mas requer uma mudança de mentalidade marcada pelo amor fraterno. O Evangelho segundo São Lucas (3,1-6) nos convida a trilhar o caminho da conversão para acolhermos a salvação que virá por meio de Jesus Cristo. A citação de Isaías, mencionada no Evangelho de São Lucas, convida-nos a preparar as veredas do nosso coração, aplainar os caminhos acidentados de nossa sociedade marcada pela violência, pelo ódio, pela intolerância e proclamar a salvação que vem de Deus e se revela em Jesus Cristo.

 

Diante deste apelo de João Batista, nós também somos chamados a nos perguntar:

Quais os tipos de “veredas” que precisam ser endireitadas em minha vida?

Existem “caminhos” irregulares que precisam ser aplainados em minha família, trabalho, comunidade e na sociedade em geral, para estarmos prontos para receber o Senhor que vem?

É preciso deixar a alma limpa, o coração livre de todas as marcas que o pecado deixa em nós. Busquemos o Sacramento da Confissão, preparemos nosso coração para a celebração da chegada de Jesus como um presente para toda a humanidade. Vamos despertar em nossos corações e lares um sentimento de expectativa. Que o espírito de Deus transforme os dias que antecedem o Natal em um tempo de santa antecipação.

 

2º Domingo do Advento – 5 de dezembro

– Somos todos chamados à conversão;

– "Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas";

– Reconciliação com Deus – Buscar o Sacramento da Confissão;

– A segunda vela da Coroa do Advento é acesa como sinal do processo de conversão que estamos vivendo.

“Todas as pessoas verão a salvação de Deus"

 

 

Fernanda Freitas

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo