>
>
No caminho da cruz

No caminho da cruz

Cristo abre um caminho e nos convida. Ao longo da história, a vida da graça em Cristo foi apresentada por

Cristo abre um caminho e nos convida. Ao longo da história, a vida da graça em Cristo foi apresentada por meio de imagens diferentes: “escola de Deus”, “família de Deus” etc. A forma que o próprio Cristo sugere no Evangelho é aquela do seu seguimento. Deixa as suas pegadas por primeiro e nos indica onde colocar os pés: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz cada dia e siga-me” (Lc 9,23). Esse caminho se compõe de vários capítulos, sintetizáveis na cruz, no ato de abraçar a cruz e no seguimento dos passos de Jesus. O caminho de “toda a vida de Jesus foi cruz e martírio” (Imitação de Cristo, Livro 2, cap. 12, n. 3).

 

A cruz é a renúncia de si mesmo, obediência, humildade, generosidade, implica em carregar os fardos do irmão e na luta espiritual contra a carne, o demônio e o mundo, buscando a santificação das diversas circunstâncias da vida. A cruz atravessa toda a vida e sua conclusão é a morte. Para Jesus foi o sinal do seu amor obediente ao Pai. Para nós é a síntese da nossa fidelidade e identificação com Ele. Como proclamou São Paulo, nada nos gloria “a não ser da cruz de Jesus Cristo, nosso Senhor: ele é a nossa salvação, vida e ressurreição. Por meio dele fomos salvos e libertos” (Gl 6,14). Vive-se a cruz. Ela nos transforma a partir das consciências, na solidão de um leito de enfermo ou ancião, na fadiga daquele que dedica a sua jornada à família, na dificuldade daqueles que puseram a sua vida a serviço da Igreja. A cruz abre-nos às riquezas de Cristo e a porta do céu. Nós, discípulos do Senhor, queremos descobrir sempre mais o valor da cruz.

 

O Evangelho propõe-nos seguir Cristo com sentimentos filiais para com o Pai, aceitando e suportando a cruz como regra de vida, com o coração cheio de caridade. O seguimento de Cristo, em suas linhas mestras, está contido nas bem-aventuranças. Ali encontra-se o mais sublime enunciado da vida, motivação e programa da própria vida de Cristo. O batizado, seguindo Cristo, Caminho, Verdade e Vida, alcança, assim, a fonte da sua felicidade mais íntima e total.

 

Trecho da Carta Pastoral “O Espírito Santo, a Igreja e a Liturgia”, de Dom Washington Cruz. A carta pode ser lida, na íntegra, em nosso site: www.arquidiocesedegoiania.org.br

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo