>
>
Nota de Manifestação Contrária a ADI 5581 cm curso no STF

Nota de Manifestação Contrária a ADI 5581 cm curso no STF

A UNIJUC – União dos Juristas Católicos da Arquidiocese de Goiânia vem a público manifestar-se contrariamente ao pedido inicial da

A UNIJUC – União dos Juristas Católicos da Arquidiocese de Goiânia vem a público manifestar-se contrariamente ao pedido inicial da ADI 5581, que visa à permissão de realização de aborto em gestantes infectadas pelo “zika vírus”. Manifesta-se também pela retirada de pauta de julgamento em sessão virtual, marcado para o próximo dia 24/04/2020.

 

A experiência da pandemia do COVID-19 ressalta o fato de que a pessoa humana é e deve ser o fundamento da ordem social, econômica e jurídica. Todos percebem a necessidade de colocar o cuidado com a vida de cada indivíduo como prioridade máxima e irrenunciável, sendo inadmissível a sua supressão em prol de interesses outros, ainda que coletivos.

 

A referida ADI faz pedido de interpretação conforme à Constituição do artigo 128, incisos I e II, do Código Penal, propugnando a autorização de realização de aborto às gestantes “infectadas” pelo zika vírus. Em primeiro lugar, é imperativo dizer que a microcefalia não retira de uma pessoa seu direito à vida. Considerar o contrário é atitude eugênica que não pode ser tolerada pela ordem jurídica. A morte de inocentes, mesmo que não nascidos, deve ser sempre e veementemente repudiada.

 

A inviolabilidade do direito à vida e a separação dos Poderes são cláusulas pétreas, consoante artigo 60, §4º, incisos III e IV, da Constituição Federal. O artigo 4º da Convenção Americana Sobre Direitos Humanos reforça a incondicional tutela da vida humana, seja para bebês sadios ou para aqueles portadores de alguma anomalia. Todos são alcançados pela custódia do ordenamento jurídico, o que torna absolutamente inconstitucional e ilegal o pleito contido na ADI 5581.

 

Sob a camuflagem de que estariam buscando o atendimento de benefícios e atendimentos às crianças portadoras de microcefalia, resta caracterizado o pedido de realização de aborto às gestantes “infectadas” pelo zika vírus, comprovando a total dicotomia nos termos da ação.

 

Há ainda mais um motivo para o não provimento da ação. Está cientificamente comprovado que nem todo bebê de mulher infectada pelo mencionado vírus desenvolverá a patologia. Portanto, permitir a “interrupção da gravidez”, em tais circunstâncias incorrerá em aborto de crianças saudáveis. A lei natural e a lógica determinam que não basta deixar de fazer o mal. Deve-se evitá-lo por todos os meios.

 

Pode-se, portanto, inferir que se está diante do movimento de determinados setores que pretendem chegar a uma total descriminalização do aborto por meio judiciário. A discussão de matéria tão relevante, que implica a consideração do valor e dos limites da própria vida humana, deve ser mais ampla e profunda possível. Por isso, a sede própria desta discussão deve ser, primariamente, o Poder Legislativo.

 

Tal necessidade de discussão ampla e profunda atinge os Exmos. Ministros da Corte Constitucional e toda a sociedade que, por hora, tem sua atenção consumida pela presente pandemia. Tudo isto faz com que a prudência judiciária seja ferida pela realização do julgamento para o próximo dia 24 de abril, em sessão virtual.

 

Diante de tais circunstâncias e em ardente zelo pela defesa da vida, a UNIJUC – União dos Juristas Católicos da Arquidiocese de Goiânia manifesta sua contrariedade tanto à questão central da ADI 5581, como ao julgamento neste período de pandemia e, pior, em sessão virtual.

 

União dos Juristas Católicos de Goiânia – UNIJUC

 

 

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo