>
>
O costume de cobrir as imagens na quaresma

O costume de cobrir as imagens na quaresma

A Igreja nos ensina que o Tempo da Quaresma é um tempo propício para a Oração, o Jejum e a

A Igreja nos ensina que o Tempo da Quaresma é um tempo propício para a Oração, o Jejum e a Caridade. Um momento para abrirmos os nossos olhos para o Senhor e o nosso coração à conversão. Assim, todos os elementos deste tempo santo devem contribuir para nosso percurso de interioridade, nos levando ao encontro de Deus e dos irmãos. Estes aspectos externos que são captados pelos nossos sentidos também podem contribuir para nos ajudar a vivenciar a interioridade quaresmal. É notório neste tempo, ver em nossas igrejas, as imagens e cruzes cobertas por um tecido roxo. Que significado e origem tem este costume?

 

Esse costume é conhecido como “Velatio” e tem por objetivo fazer com que os fiéis não “se distraiam” com os Santos de sua devoção, mas concentrem sua atenção no altar, onde se atualiza o mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo.

 

A origem da tradição de cobrir as imagens e as cruzes acontece desde o Concílio de Trento, onde era prescrito no missal Romano de São Pio V (edições típicas de 1570-1962), como obrigatoriedade de cobrir com véu as cruzes e as imagens.

 

De acordo com a rubrica no Missal Romano (pág. 211, em português), no sábado da IV semana da Quaresma e também na Carta Circular da Congregação para o Culto Divino «PASCHALIS SOLLEMNITATIS », a preparação e celebração das festas pascais, de 16 de janeiro de 1988, nº 26, diz que: 
“O uso (costume) de cobrir as cruzes e as imagens na igreja, desde o V Domingo da Quaresma, pode ser conservado segundo a disposição da Conferência Episcopal. As cruzes permanecem cobertas até ao término da celebração da Paixão do Senhor na Sexta-feira Santa; as imagens até ao início da Vigília Pascal”.

 

Afirmando que este costume “pode ser mantido”, desaparece o caráter da obrigatoriedade. Tanto onde se tem o costume de se cobrir as imagens desde o início da Quaresma na quarta-feira de Cinzas ou no final do Sábado do V Domingo da Quaresma é permitido, prevalecendo assim o que for o costume daquela igreja.

 

 Marcos Paulo

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo