>
>
O edifício religioso e suas curiosidades: o labirinto

O edifício religioso e suas curiosidades: o labirinto

Hoje, na série “O edifício religioso e suas curiosidades”, você vai saber mais sobre o labirinto. Várias catedrais francesas da

Hoje, na série “O edifício religioso e suas curiosidades”, você vai saber mais sobre o labirinto. Várias catedrais francesas da Idade Média tinham desenhado, principalmente no piso da nave, um labirinto. A Catedral de Chartres abriga o maior e mais completo labirinto desse período.

 

A existência dos labirintos no templo cristão já foi motivo de muitas especulações, mistérios e tudo o que dá vazão à capacidade imaginativa da mente humana. Talvez um pouco disso se dê pelo significado da palavra que se refere a uma construção com vários caminhos que se entrelaçam de maneira a dificultar o encontro da saída.

 

No cristianismo, o labirinto atinge dimensão simbólica, pois é um caminho único, sinuoso, que nos leva ao centro no qual, é claro, há uma entrada e saída que jamais nos induzirá ao erro. Representa o caminho da vida, como afirma o escritor francês Jean Hani:

“(…) a figura representa a existência humana, a vida com suas vicissitudes de toda a ordem, consequências do estado humano e de sua imersão no mundo. A entrada no labirinto é o nascimento e sua saída é morte”.

 

Para a dimensão religiosa, o labirinto é um caminho de oração, a peregrinação do homem em busca de Deus, a busca do Paraíso, da Jerusalém Celeste (o centro).

 

No período em que a Terra Santa estava sob o domínio dos muçulmanos e, assim, os cristãos estavam impedidos de peregrinar, o labirinto da Catedral de Chartres foi o local destinado para substituir, simbolicamente, essa peregrinação.

 

Ainda hoje é um local de peregrinação. No colégio de padres orienta-se o peregrino para esta caminhada:

 

“Por isso que guia a fé, o desafio do labirinto é abrir-se progressivamente a Cristo antes de avançar para o altar, o amor que Cristo deu e o desejo de superar todas as dificuldades pessoais. É dada a oportunidade de reavaliar seus pecados − abandone-os e busque perdão para avançar”.

 

Fabiana Longhi

Arquiteta

Especialista em Espaço Litúrgico e Arte Sacra

Longhi Arquitetura – Arquitetura do Sagrado

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo