>
>
O fiel leigo à luz do Concílio Vaticano II

O fiel leigo à luz do Concílio Vaticano II

  O Concílio Vaticano II dedicou especial atenção aos leigos, restaurando o seu lugar de direito na vida e na

 

O Concílio Vaticano II dedicou especial atenção aos leigos, restaurando o seu lugar de direito na vida e na missão da Igreja. Os textos conciliares desmistificaram a visão de que a Igreja é formada por uma justaposição de uma ordem clerical e uma massa amorfa e inativa de leigos[1], retirando o cristão secular de sua condição de mero expectador, em uma pastoral organizada pela hierarquia, para torná-lo membro ativo e corresponsável na missão do anúncio do Evangelho.

 

O leigo, portanto, deixa de ser visto como um cristão de segunda categoria e passa a ser valorizado como um membro que pertence à Igreja e, mais do que isso, que é Igreja, participante a seu modo, da função sacerdotal, profética e real de Cristo.

 

Nesse sentido, “os fiéis leigos estão na linha mais avançada da vida da Igreja: graças a eles a Igreja é o princípio vital da sociedade humana. Especialmente por isso, eles devem ter sempre mais clara consciência, não somente de pertencerem à Igreja, mas de serem Igreja, isto é, a comunidade dos fiéis na terra sob a direção do Chefe comum, o papa, e dos Bispos em comunhão com ele. Eles são a Igreja”[2].

 

Com efeito, os leigos exercem o apostolado “para evangelizar e santificar os homens e para impregnar e aperfeiçoar a ordem temporal com o espírito do Evangelho; deste modo, a sua atividade nesta ordem dá claro testemunho de Cristo e contribui para a salvação dos homens. E sendo próprio do estado dos leigos viver no meio do mundo e das ocupações seculares, eles são chamados por Deus para, cheios de fervor cristão, exercerem como fermento o seu apostolado no meio do mundo” (Decreto Apostolicam Actuositatem, n. 2).

 

O apostolado dos leigos é, portanto, “in Ecclesia et in mundo, ou seja, a partir do trabalho, da rotina do dia a dia, das provações da vida, pacientemente suportadas, eles consagram a Deus o próprio mundo, prestando a Ele, em toda parte, na santidade da vida quotidiana, um culto de adoração[3].

 

Assim, conforme foi reafirmado no Documento de Aparecida[4], os leigos são chamados a participar na ação pastoral da Igreja, primeiro com o testemunho de vida e, depois, com ações no campo da evangelização, da vida litúrgica e de outras formas de apostolado, de acordo com as necessidades locais e sempre sob a orientação de seus pastores.

 

Por último, há de assinalar que a responsabilidade apostólica de todos os fiéis tem sua origem no Batismo (CIC, c. 225, § 1). Desta forma, fica claro que o leigo não necessita de mandato hierárquico para exercer o seu apostolado. Ser santo e santificar o mundo, anunciando o Evangelho a toda criatura não é uma opção, mas um mandado imperativo de Nosso Senhor Jesus Cristo a cada batizado (Mt 28,19-20).

 


[1] DEL PORTILLO, Alvaro. El Laico en la Iglesia y en el mundo. In: https://www.unav.edu/web/centro-de-estudios-josemaria-escriva/biblioteca virtual/high.raw?id=0000012828&name=00000001.original.pdf&attachment=El+laico+en+la+Iglesia+y+en+el+mundo..pdf. Acesso: 07.09.2020.

[2] Pio XII, Allocutio ad Patres Cardinales recenter creatos (20 de fevereiro de 1946): AAS 38 (1946) 149;  citado por João Paulo II, Ex. ap. Christisfideles laici, 9: AAS 81 (1989) 406.

[3] CEC 901

[4] CELAM, Conferencia de Aparecida, n 211

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo