>
>
O Fragmento da Coroa de Espinhos

O Fragmento da Coroa de Espinhos

A Catedral de Notre Dame, exemplo genuíno da arquitetura gótica, é guardiã de relíquias preciosas do cristianismo. Dentre essas relíquias,

Foto da Catedral

A Catedral de Notre Dame, exemplo genuíno da arquitetura gótica, é guardiã de relíquias preciosas do cristianismo. Dentre essas relíquias, destaca-se o fragmento da Coroa de Espinhos que foi cravada na cabeça de Jesus durante o seu flagelo.  Segundo a tradição, os discípulos recolheram a coroa de espinhos e a levaram para o Monte Sinai em Jerusalém, onde ficou até o 1603. Com a consolidação do cristianismo como religião oficial do Império Romano, a relíquia foi levada para Constantinopla, onde ficou sobre a guarda dos Imperadores Bizantinos.

 

Em 1238, o rei Luiz XV conseguiu levar a relíquia para a França, sendo recebida em Paris com honras de estado e levada até a Catedral de Notre Dame, até que a capela real, a igreja Saint-Chapelle, fosse construída para abrigar a relíquia.

 

Com a revolução francesa, a capela real foi bastante danificada se tornando insegura para guardar e proteger a relíquia da Paixão de Cristo. Assim, o objeto sacro foi novamente conduzido para a Catedral de Notre Dame, onde ficou até a 15 de abril de 2019, data do terrível incêndio que destruiu uma parte significativa deste edifício religioso.

Por anos os fiéis puderam venerar a relíquia da Paixão de Cristo, devidamente protegida por um tubo fino de cristal e ouro, na primeira sexta-feira de cada mês. No tempo quaresmal, sua exposição acontecia todas as sextas-feiras e na Sexta-Feira da Paixão. Na quaresma deste ano, a tradição foi retomada e os fiéis puderam venerar a preciosa relíquia na igreja de Saint-Germain-I’Auxerrois.

 

No dia 13 de abril de 2023, os fiéis puderam acompanhar pela TV e pela internet, a simbólica e singela cerimônia de veneração da Santa Coroa, realizada pelo o arcebispo de Paris, D. Michel Aupeti e mais seis pessoas, dentro da Catedral de Notre Dame.

 

As obras de restauração continuam na catedral de Notre Dame e a relíquia está sob a guarda do Museu do Louvre.
 

Você pode acompanhar parte da cerimônia de veneração clicando aqui

 

 

Fabiana Longhi
Arquiteta Especialista em Espaço Litúrgico e Arte Sacra
Longhi arquitetura – Arquitetura do Sagrado
@longhiarquitetura

 

 

 

 

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias, Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Artigos e Formação, Notícias, Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo