>
>
O mistério da comunicação de Deus

O mistério da comunicação de Deus

Em sua mensagem para o 13º Dia Mundial das Comunicações Sociais (2 de junho), o papa Francisco, reportando-se à Constituição

Em sua mensagem para o 13º Dia Mundial das Comunicações Sociais (2 de junho), o papa Francisco, reportando-se à Constituição dogmática Dei Verbum do Concílio Vaticano II, nos convida a refletir sobre o fundamento e a importância do nosso ser-em-relação e descobrir, nos vastos desafios do atual panorama comunicativo, que “Somos membros uns dos outros” (Ef 4,25) e que Deus é autocomunicação.

 

Pai, Filho e Espírito Santo, desde a eternidade, vivem um mistério de autocomunicação pessoal. No tempo, Deus se comunicou com o homem, se revelou, para que o ser humano pudesse participar de uma comunhão de amor e viver com o próximo essa mesma comunhão. O papa menciona, em sua mensagem: “Uma tal capacidade de compreensão e comunicação entre as pessoas humanas tem o seu fundamento na comunhão de amor entre as Pessoas divinas. Deus não é Solidão, mas Comunhão; é Amor e, consequentemente, comunicação, porque o amor sempre comunica; antes, comunica-se a si mesmo para encontrar o outro. Para comunicar conosco e Se comunicar a nós, Deus adapta-Se à nossa linguagem, estabelecendo na história um verdadeiro e próprio diálogo com a humanidade” (cf. Dei Verbum 2)

 

 Muticom, a Cidade da Comunhão

Inspirada nessas convicções é que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove, a cada dois anos, o Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). A 11ª edição desse grande encontro será sediada pela Arquidiocese de Goiânia e acontecerá entre os dias 18 e 21 de julho deste ano, no Centro Pastoral Dom Fernando – CPDF.  Durante os quatro dias do Muticom, o CPDF vai se tornar a Cidade da Comunhão, onde serão estimulados o convívio fraterno, a troca de conhecimentos e experiências. O encontro terá um formato diferenciado e conferencistas altamente qualificados, o que possibilitará a todos levar uma bagagem muito rica para a ação comunicacional em suas comunidades.

 

Sabemos que Nosso Senhor Jesus convoca todos os cristãos a comunicarem o Evangelho e esta missão perpassa todas as ações pastorais. A Igreja Católica sempre se empenhou na prática da comunicação, e isso é imprescindível para a sua missão evangelizadora no mundo. Iniciar ou aprofundar estudos em comunicação, portanto, é útil não só para os que atuam ou desejam atuar especificamente nessa área, mas também para todos os agentes de pastoral e coordenadores de grupos e movimentos da nossa Igreja.

 

Como anfitriões, temos que garantir uma significativa presença no Muticom, valorizando o grande trabalho que requer a organização de um encontro desse porte. Além disso, é uma oportunidade ímpar para ampliar o conhecimento dos relevantes conteúdos que integram a sua programação, focada na comunicação para o desenvolvimento pessoal, profissional e no serviço à Igreja. Por isso, convoco o clero arquidiocesano a dedicar especial atenção a esse grande encontro, incentivando e subsidiando a participação de membros das suas paróquias.

 

Espero ver toda nossa Igreja no Brasil representada no Muticom 2019. Divulgue! Participe!

 

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo