>
>
O que a Igreja diz sobre cremação?

O que a Igreja diz sobre cremação?

Congregação para a Doutrina da Fé instruem os fiéis sobre cremação

 

Para ressuscitar com Cristo, é necessário morrer com Cristo, isto é, “exilarmo-nos do corpo para irmos habitar junto do Senhor” (2Cor 5, 8). De acordo com a Instrução Ad resurgendum cum Christo a propósito da sepultura dos defuntos e da conservação das cinzas da cremação, quando se enterra o corpo do fiel defunto, a Igreja confirma a fé na ressurreição da carne.

 

Sendo assim a Igreja continua a preferir a sepultura dos corpos, mas a cremação não é proibida, como declara o cân. 1176 § 3, “A Igreja recomenda vivamente que se conserve o piedoso costume de sepultar os corpos dos defuntos; mas não proíbe a cremação, a não ser que tenha sido preferida por razões contrárias à doutrina cristã”.

 

A Instrução Ad resurgendum cum Christo ressalta ainda que a escolha da cremação “não deve ser contrária à vontade explícita ou razoavelmente presumível do fiel defunto, a Igreja não vê razões doutrinais para impedir tal práxis; uma vez que a cremação do cadáver não toca o espírito e não impede à onipotência divina de ressuscitar o corpo”. (Cf. Suprema e Sagrada Congregação do Santo Ofício, Instrução Piam et constantem, de 5 de julho de 1963: AAS 56 (1964), 822.).

 

Independente das motivações do fiel a respeito da cremação, desde que não seja por razões contrárias à doutrina cristã, a Instrução Ad resurgendum cum Christo diz que “as cinzas do defunto devem ser conservadas, por norma, num lugar sagrado, isto é, no cemitério ou, se for o caso, numa igreja ou num lugar especialmente dedicado a esse fim, determinado pela autoridade eclesiástica”.

 

Para a Igreja, conservar as cinzas em um lugar sagrado evita que o fiel defunto se afaste da oração e da lembrança dos parentes e da comunidade cristã. Também evita que os restos mortais do fiel defunto passe por práticas supersticiosas. Por isso, não é permitida a conservação das cinzas em casas ou em lugares inadequados.

 

Os mortos fazem parte da Igreja, que crê na ressurreição “dos que peregrinam na terra, dos defuntos que estão levando a cabo a sua purificação e dos bem-aventurados do céu: formam todos uma só Igreja” .(Catecismo da Igreja Católica, n.962) 

 

Gabriela Rodrigues
Foto: Internet

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo