>
>
O que é a Igreja doméstica

O que é a Igreja doméstica

O catecismo da Igreja Católica diz no parágrafo 1656, “ Nos nossos dias, num mundo muitas vezes estranho e até

O catecismo da Igreja Católica diz no parágrafo 1656, “ Nos nossos dias, num mundo muitas vezes estranho e até hostil à fé, as famílias crentes são de primordial importância, como focos de fé viva e irradiante. É por isso que o II Concílio do Vaticano chama à família, segundo uma antiga expressão, "Ecclesia domestica – Igreja doméstica” (181). É no seio da família que os pais são, “pela palavra e pelo exemplo […], os primeiros arautos da fé para os seus filhos, ao serviço da vocação própria de cada um e muito especialmente da vocação consagrada”.

 

No parágrafo 1657 vemos que “ É aqui que se exerce, de modo privilegiado, o sacerdócio baptismal do pai de família, da mãe, dos filhos, de todos os membros da família, “na recepção dos sacramentos, na oração e acção de graças, no testemunho da santidade de vida, na abnegação e na caridade efectiva” (183). O lar é, assim, a primeira escola de vida cristã e “uma escola de enriquecimento humano” (184). É aqui que se aprende a tenacidade e a alegria no trabalho, o amor fraterno, o perdão generoso e sempre renovado, e, sobretudo, o culto divino, pela oração e pelo oferecimento da própria vida”.

 

Nesse sentido, o papa Francisco comunicou na Exortação apostólica Amoris Laetitia, parágrafo 58. “Diante das famílias e no meio delas, deve ressoar sempre de novo o primeiro anúncio, que é o “mais belo, mais importante, mais atraente e, ao mesmo tempo, mais necessário”[50] e “deve ocupar o centro da atividade evangelizadora”.[51] É o anúncio principal, “aquele que sempre se tem de voltar a ouvir de diferentes maneiras e aquele que sempre se tem de voltar a anunciar, duma forma ou doutra”.[52] Porque “nada há de mais sólido, mais profundo, mais seguro, mais consistente e mais sábio que esse anúncio” e “toda a formação cristã é, primariamente, o aprofundamento do querigma”.[53]”.

 

Portanto, neste contexto, os pais são os nossos primeiros catequistas. E, além disso, a família é o santuário da vida, como nos ensina o catecismo da Igreja Católica. A casa daquele que crer em Cristo é o primeiro local onde os filhos aprendem sobre a fé, por isso, a família se chama “Igreja Doméstica” (Comunidade de graça e de oração, escola de virtudes humanas e de caridade cristã – CIC 1666).

 

Suzany Marques

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo