>
>
O Tempo Comum na liturgia e na vida da Igreja

O Tempo Comum na liturgia e na vida da Igreja

Queridos irmãos e irmãs,   A vida da Igreja é ordenada a partir do Ano Litúrgico. Esse, por sua vez,

Queridos irmãos e irmãs,

 

A vida da Igreja é ordenada a partir do Ano Litúrgico. Esse, por sua vez, é dividido em tempos. Na última segunda feira, dia 11 de janeiro, demos início ao Tempo Comum. Esse tempo compreende as 33 ou 34 semanas, durante o ano, nas quais celebramos o mistério de Cristo em sua totalidade, especialmente aos domingos. Portanto, chamamos esse tempo também de Per Annum. O Tempo Comum começa na segunda-feira seguinte à celebração do batismo do Senhor e estende-se até a terça-feira anterior à Quaresma; recomeça na segunda-feira após o Pentecostes e termina antes das Vésperas do primeiro domingo do Advento.

 

Sendo a liturgia o culto santificador dos cristãos, ela contém uma rica instrução ao povo de Deus, na qual a leitura da Sagrada Escritura é extremamente importante. Por isso, o Concílio Vaticano II (Sacrosanctum Concilium 24.33.35) estabeleceu que, nesse momento, deveria haver uma leitura mais abundante e adequada da Bíblia. A leitura dos Evangelhos sinóticos, feita ao longo desse tempo, permite uma profunda educação à fé, a partir da teologia das ações de Jesus. Portanto, é necessário estarmos muito atentos a esse aspecto, para percebermos, Domingo após Domingo, a continuidade da narrativa evangélica e para despertarmos para a mensagem de todos os evangelistas na apresentação do mistério de Cristo. “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre” (Hb 13,8). Por isso, o Tempo Comum tem um papel muito importante na ação pastoral da Igreja para a condução mais autêntica dos fiéis ao encontro com Cristo e seus mistérios, que giram em torno do mistério pascal.

 

Vivamos este tempo com muito amor em nossas comunidades, para que Cristo Ressuscitado brilhe cada vez mais em nossas vidas e possamos continuar aquela mesma missão que Ele nos enviou: “fazer todos os povos tornarem-se meus discípulos, batizando-os em o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-te a observar tudo o que te ordenei. Eis que estou convosco todos os dias, até ao fim do mundo” (Mt 28,19-20).

 

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo