Na festa da Conversão de São Paulo, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom Levi Bonatto, presidiu a Santa Missa na Catedral Metropolitana para conferir o ministério do leitorado a onze candidatos ao diaconado permanente.
Dom Levi exortou os presentes sobre a importância da conversão diária. “Meus irmãos, é preciso ouvir a voz de Jesus e se converter a cada dia. É preciso abaixar a cabeça, prostrar-se por terra e ouvir, novamente, uma voz. É possível que tenhamos perseguido os irmãos, aqueles que pensam diferente de nós, pois, muitas das vezes, nos fechamos em nossas redomas de vidro, fechando o nosso mundo e os nossos corações, quando, na verdade, Deus está nos chamando à conversão por meio desses irmãos”.
De acordo com o Rito de Instituição de Acólitos e Leitores, número V, “o leitorado é um ministério que é conferido aos candidatos às Ordens Sagradas: diaconado e presbiterado. O leitor é instituído para a função que lhe é própria, de ler a palavra de Deus nas assembleias litúrgicas. Por isso mesmo, na missa e nas demais ações sagradas, será ele a fazer as leituras da Sagrada Escritura com excepção do Evangelho; na falta do salmista, será ele a recitar o salmo entre as leituras, o leitor consciente da importância do ofício recebido deve ter o cuidado de aplicar-se e de lançar mão de todos os meios oportunos para alcançar mais plenamente e cada dia desenvolver o conhecimento e o suave e vivo amor da Sagrada Escritura.”

A celebração teve a participação das esposas e dos familiares dos candidatos ao diaconado. Os diáconos permanentes e os padres David Pereira de Jesus, José Haílo Ferreira, Vilmar Barreto, Antônio Donizete Guimarães, João Batista de Lima, diretor da Escola Santo Estevão; e do pároco da Catedral, padre Carlos Gomes também estiveram presentes.
Marcos Paulo Mota