>
>
Orai sem cessar (1Ts 5,17)

Orai sem cessar (1Ts 5,17)

Queridos irmãos e irmãs,   Domingo passado, refletimos juntos sobre a Meditação, o segundo passo da Lectio Divina. Nesta semana,

Queridos irmãos e irmãs,

 

Domingo passado, refletimos juntos sobre a Meditação, o segundo passo da Lectio Divina. Nesta semana, convido vocês a refletir comigo sobre a Oratio, ou seja, a oração. A passagem da meditação para a oração acontece quando já está claro diante de nós aquilo que Deus nos pediu na meditação. Eis o degrau da oração. Nasce espontaneamente, então, a pergunta: “O que desejo dizer a Deus?”. Orar é responder a Deus depois de tê-lo escutado. É dizer “sim” à sua vontade e a seu projeto a respeito de nós. Santo Agostinho afirmava: “Quando lê a Sagrada Escritura, Deus fala a ti; quando ora, tu falas a Deus”.

 

Com a meditação, nós havíamos descoberto o que Deus diz no segredo da consciência. Agora, ele espera que nós respondamos à sua Palavra na oração. Em outros termos, depois que a Palavra é incorporada no nosso mundo interior, a oração a faz voltar a Deus de forma vocativa. A oração, portanto, é o momento no qual nos envolvemos nos sentimentos religiosos que o texto nos sugere e suscita dentro de nós. A Palavra de Deus, feita oração, torna-se em nós motivo de louvor, agradecimento, súplica, confiança, arrependimento, bênção.

 

Na Lectio, o momento da oração se desenvolve segundo várias modalidades, que cada um percebe dentro de si, como arrependimento, pedido, agradecimento e louvor. A oração de arrependimento nos faz ter consciência do nosso distanciamento do Pai, cujo amor nós traímos e, por isso, nos coloca no caminho de retorno a ele com ânimo arrependido, como o filho pródigo (cf. Lc 15,11-32), e nos ensina a pedir a salvação com humildade como o pecador: “Ó Senhor, tem piedade de mim, pecador” (Lc 18,13). Com a oração de petição e de intercessão, somos convidados a pedir algo ao Pai em nome de Jesus, para poder obter com abundância o dom do Espírito Santo (cf. Lc 11,13). Com a oração de agradecimento e de louvor, fazemos a experiência da ação salvífica de Deus na nossa vida e do amor misericordioso que nos acompanha no dia a dia, pelo qual tudo se torna um dom, estupor pelas maravilhas que ele cumpre em nós, agradecimento e alegria no Senhor.

 

Outra modalidade de oração com a Palavra também se alcança quando nos damos conta que a oração tende a nos conduzir em direção a algo simples. Esse processo de simplificação nos leva primeiro a nos concentrar sobre um número sempre menor de palavras do texto sagrado e, depois, unifica a nossa oração que, no mesmo tempo, é unidade com o Senhor, porque tudo se funde em um diálogo profundo com Deus. E cada um pode encontrar o próprio caminho de oração, feito daquela acentuação única que privilegia o silêncio ou a escuta ou a capacidade de estupor de fé.

 

É importante lembrar que a oração não é uma experiência separada da vida ou um fato isolado. Reza-se aquilo que se vive; ama-se através das nossas situações e coisas concretas que vivemos. Transformar a Palavra em oração significa nos espelhar através da Escritura nas situações cotidianas, feitas de alegria e amarguras, de conquistas e insucessos e de confrontá-las com a vontade de Deus. No fundo, somente quem ama verdadeiramente transforma em oração todas as realidades da vida, porque rezar é o ponto de partida para a ação. Rezar não está relacionado a sentimentalismos, mas é buscar a vontade de Deus e vivê-la com generosidade e alegria.

 

Convido vocês a acrescentar, durante esta semana, mais esse passo no seu itinerário pessoal de oração.

 

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo