>
>
Oração do Papa pelos sacerdotes motiva para a comunhão eclesial

Oração do Papa pelos sacerdotes motiva para a comunhão eclesial

Considerando a intenção de oração do Papa Francisco neste mês, “para que os sacerdotes que vivem com dificuldade e na

Considerando a intenção de oração do Papa Francisco neste mês, “para que os sacerdotes que vivem com dificuldade e na solidão o seu trabalho pastoral se sintam ajudados e confortados pela amizade com o Senhor e com os irmãos”, evocamos a celebração do Ano do Laicato no Brasil, que prossegue até 25 de novembro deste ano, com o tema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”. O lema retoma a missão de todo cristão, de ser “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14. 

Parece contraditório pensar no padre como irmão, como alvo do papel missionário dos leigos e leigas, pelo costume de vê-lo somente como responsável pela orientação espiritual dos fiéis, em função do seu ministério e da representação do divino que dele decorre. No entanto, o papa Francisco nos convoca a refletir sobre a as consequências físicas e psicológicas da exaustiva rotina assumida pelos sacerdotes. Ele exorta toda Igreja a trabalhar em conjunto, mas também a conferir leveza e afetividade ao seu cotidiano, por meio da amizade. O desejo do papa é sensibilizar os cristãos para a importância de rezar pelos sacerdotes como também promover entre os fiéis leigos a atitude de disponibilidade e colaboração com os sacerdotes na edificação da Igreja e no anúncio do Evangelho.

Na verdade, o assunto em questão é a Comunhão eclesial, que se fundamenta na ação evangelizadora da Igreja, na vida em comum, na solidariedade e no serviço aos irmãos. E só existe comunhão fraterna quando se torna realidade a partilha da Palavra, dos valores cristãos, da oração, das iniciativas pastorais, da vivência do amor a Deus e aos irmãos (cf. At 2,42-47). Essa comunhão configura e dá legitimidade à Comunidade Eclesial, onde todos os cristãos batizados são chamados à obra da evangelização. (In: Uma Nova Evangelização: pastoral de conjunto e pastorais orgânicas, 2011).

Como nos orienta a Lumen Gentium, "Os pastores da Igreja, seguindo o exemplo do Senhor, sirvam-se mutuamente e aos outros fiéis. Estes, porém, ofereçam com alegria, a colaboração aos pastores e mestres. (…) A própria diversidade das graças, ministérios e trabalhos unifica os filhos de Deus, porque tudo isso opera um e o mesmo Espírito!".

 Nesse entendimento, uma atitude de coparticipação e a corresponsabilidade dos leigos e leigas no ministério eclesial, em união com os presbíteros, é fundamental e deve compor um único caminho de serviço e de amor.

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo