Acontece, no dia 31 de julho, às 15h, no Santuário-Basílica Sagrada Família, a Solene Celebração Eucarística de Ordenação Diaconal do seminarista Manoel Rodrigues de Sousa Neto. Pela oração consecratória e imposição das mãos de Dom Washington Cruz, o seminarista será ordenado para o serviço da Igreja.
Natural da cidade de Arame-MA, Manoel Rodrigues sentiu o chamado ao sacerdócio pela primeira vez, no ano de 1999, ao receber o Sacramento da Eucaristia. “Ao me ajoelhar, mística e inexplicavelmente, naquele momento senti uma vontade de ser padre. Em 2006, em um retiro de jovens, ao ler e meditar a frase de Jesus: ‘Deixa que os mortos enterrem seus mortos. Tu, porém, vai e anuncia o Reino de Deus” (Lc 9,60), novamente, eu senti vontade de ser padre”.
Mesmo namorando e tendo sido aprovado em um concurso, ele participou de encontros vocacionais, mas não entrou para o seminário, pois havia certa resistência. “A inquietação e a resistência coabitavam em mim. Eu me irritava quando diziam que seria padre, mesmo sendo muito atuante na paróquia”, relata.
No final de 2011, o seminarista disse que decidiu parar de lutar contra Deus. Em 2012, ele participou de um encontro vocacional da sua paróquia e iniciou o discipulado, ingressando no seminário no ano de 2013. “Nestes quase 9 anos de caminhada, eu fiz pastoral em paróquias de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Goianira, nas quais eu trabalhei com coroinhas, jovens, Ministros da Eucaristia e catequese”. Nessas paróquias, o futuro diácono entrou em contato com a realidade das pessoas e, assim, Deus colocou em seu coração o desejo de ser instrumento dele para anunciar o seu Reino e a salvação que Ele promete aos que o amam. “Eu creio que esta é a expectativa de Deus para mim.”
Nos dias que antecedem a sua ordenação diaconal, ele explica: “o meu coração se enche de alegria diante da bondade de Deus que me escolheu para servi-lo. Também brota a gratidão pela acolhida de Dom Washington e pela formação que eu estou recebendo no seminário. Enfim, eu percebo que apenas estou iniciando um sonho que, em sua misericórdia, Deus desejou realizar em minha vida”, conclui.
Larissa Costa