>
>
Orientações às Paróquias

Orientações às Paróquias

Comunicado com orientações às paróquias atingidas pelos decretos municipais em consonância com o novo decreto estadual n° 9685, de 29/06/2020

Queridos sacerdotes, diáconos, religiosos (as), leigos (as),
 

Uma vez mais nos deparamos com uma nova determinação legal, em nosso estado e municípios, com foco no combate à pandemia da covid-19 e em busca de amenizar as taxas de mortalidade, decorrentes da doença, que têm crescido significativamente em alguns municípios goianos. É nosso dever moral, a partir de nossa fé, buscar os meios de perfeição para a configuração a Cristo, tanto pelas práticas religiosas como pela promoção e preservação da vida até a morte natural, nunca permitindo que seja colocada em risco desnecessário a vida de alguém.

 

Em vista disso, reconhecemos que as decisões emanadas a partir dos estudos científicos e orientações das autoridades sanitárias limitam a possibilidade de acesso aos sacramentos de uma forma plena, por parte dos fiéis, mas não impedem sua frutuosa vivência da fé. A Igreja, mãe zelosa e preocupada com o bem de seus filhos, provê, em formas extraordinárias, o que os fiéis necessitam para, em tempos de pandemia, manter o seu vínculo a Cristo e à sua Igreja e continuar seu crescimento na comunhão com seu Senhor, em vista de sua santificação e sua salvação.

 

Temos consciência do grave momento que afeta toda a sociedade, e nela também aos cristãos em sua vida civil e religiosa, a partir dos impedimentos e restrições indesejados determinados pelas autoridades. Entendemos que essas restrições não visam afrontar, obstar ou prejudicar a vida religiosa dos fiéis, mas preservar vidas, e, desta forma, preservar a comunidade humana de perdas irreparáveis e evitáveis. Em vista desse pensamento é que acolhemos, com dor em nossos corações, a nova determinação, diante do que é necessário, mesmo que não seja desejado.

 

Nestes 14 dias em que não será possível, em algumas cidades, a participação presencial dos fiéis na Santa Missa, o preceito dominical continua válido e, na impossibilidade de ser cumprido presencialmente, os fiéis são convidados à leitura orante da Palavra de Deus, à Celebração da Palavra em casa, a acompanhar (com devoção e seriedade) as celebrações paroquiais transmitidas pela internet ou canais de televisão católicos. As práticas da comunhão espiritual, da caridade e da solidariedade com os mais necessitados são também recomendadas.

 

Continua válida a possibilidade de alcançar indulgência plenária "os fiéis que sofrem de coronavírus, sujeitos à quarentena por ordem da autoridade da saúde nos hospitais ou nas próprias casas, se, com espírito desprendido de qualquer pecado, se unirem espiritualmente através dos meios de comunicação social à celebração da Santa Missa, à recitação do Santo Rosário, à prática piedosa da Via-Sacra ou de outras formas de devoção, ou se pelo menos recitarem o Credo, o Pai-Nosso e uma piedosa invocação à Bem-Aventurada Virgem Maria, oferecendo esta prova em espírito de fé em Deus e de caridade para com os irmãos, com a vontade de cumprir as condições habituais (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração segundo as intenções do Santo Padre), o mais depressa possível. Os agentes da saúde, os familiares e todos aqueles que, seguindo o exemplo do Bom Samaritano, expondo-se ao risco de contágio, cuidam dos doentes de coronavírus segundo as palavras do divino Redentor: 'Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos' (João 15, 13), obterão o mesmo dom da Indulgência plenária em idênticas condições. Além disso, essa Penitenciaria Apostólica concede de bom grado a Indulgência Plenária nas mesmas condições por ocasião da atual epidemia mundial até aqueles fiéis que oferecerem uma visita ao Santíssimo Sacramento, ou a Adoração Eucarística, ou a leitura da Sagrada Escritura durante pelo menos meia hora, ou a recitação do Santo Rosário, ou o exercício piedoso da Via-Sacra, ou a recitação do Rosário da Divina Misericórdia, para implorar a Deus Todo-Poderoso o fim da epidemia, alívio para os aflitos e salvação eterna para aqueles que o Senhor chamou a si" (Decreto da Penitenciaria Apostólica, Roma, 19 de março de 2020).

 

Mantemos as orientações para que as Igrejas permaneçam abertas para a visita e oração particular dos fiéis, os padres (dentro das possibilidades) estejam disponíveis para o atendimento individual de confissões e de enfermos (seguindo rigorosamente as orientações de prevenção e cuidados em relação à sua saúde e a do fiel), mantenham o contato com seus fiéis através dos meios disponíveis para prover-lhes assistência espiritual, aconselhamento, conforto, auxílios específicos que a caridade indicar. Não é permitido o atendimento de confissões por meios virtuais, quaisquer que eles sejam.

 

Quando este período de 14 dias vencer, as missas serão celebradas com a presença do povo de Deus, dentro dos protocolos específicos contidos no decreto estadual nº 9685, de 29/06/2020.

 

Unamo-nos em oração pelos que sofrem e para o fim desta pandemia; ofereçamos ao Senhor, em espírito de sacrifício e participação em sua cruz mais este momento de tristeza e dor tanto para os fiéis quanto para seus pastores; permaneçamos firmes na certeza de que o Senhor nos conduz neste deserto e nos alimenta com sua Palavra, até termos novamente a graça de participar plenamente de sua mesa e recobrarmos a vida em comunidade.

 

Nas paróquias onde mais padres exercem o ministério sagrado, o pároco vigie para que todos atuem segundo as orientações da Arquidiocese.

 

 

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

 

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo