Prezados Padres e Diáconos, Consagrados e Consagradas, Leigos e Leigas,
O caminho quaresmal avança. Aproximam-se as festas pascais. Com votos de paz, pedimos a atenção dos senhores para algumas orientações.
1. Semana Santa. Considerando o avanço da vacinação, a diminuição da taxa de contágio da covid-19 e as novas orientações das autoridades sanitárias acerca do novo coronavírus, orientamos que, respeitados os decretos de cada município a respeito do uso da máscara, realizem-se as celebrações da Semana Santa em cada paróquia da Arquidiocese. É hora de retomar o ritmo de nossas comunidades. A Arquidiocese de Goiânia apresenta as seguintes orientações:
• Onde houver a dispensa da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados, como em nossas igrejas e salões, que os fiéis idosos e aqueles com comorbidades mantenham o uso da máscara.
• A dispensa do uso obrigatório da máscara não proibe que ela seja usada por aqueles que assim desejarem.
• Seja sempre incentivada a vacinação, de acordo com as orientações sanitárias. É sempre importante orientar que as pessoas com sintomas gripais evitem participar dos atos litúrgicos comunitários.
• O rito do beijo da cruz seja feito apenas pelo presidente da celebração. A assembleia seja orientada a expressar-se com reverência ou genuflexão simples.
2. Bênção das Estradas. Dia 13/4, às 8h30, no Posto da PRF-BR 060, saída para Anápolis. Trata-se de um momento importante de conscientização dos motoristas em razão do grande volume de circulação de veículos nos dias chamados de "feriado de Semana Santa". Preocupa a Polícia Rodoviária Federal que a população saia em massa para viagens no primeiro feriado "pós-pandemia". Motivemos os membros de nossas paróquias a participar das celebrações do Triduo Pascal. Esses dias não devem ser compreendidos como dias de descanso, para viagens. São justamente reservados para: que participemos das celebrações.
3. Missa do Crisma. Convocamos todos os padres e diáconos para a Missa do Crisma, a ser celebrada no dia 14 de abril, Quinta-Feira Santa, às 9h, no Santuário-Basílica Sagrada Familia (Vila Canaã). Como das outras vezes, os vasos dos Santos Óleos poderão ser deixados na Secretaria da Catedral, devidamente identificados, a partir do dia 11 de abril, e retirados a partir da Quinta-Feira Santa, às 13h30, na Secretaria da Catedral. Após a Santa Missa, será servido um almoço para o clero no Centro Pastoral Dom Fernando.
Para melhor organização, é preciso confirmar presença no almoço de segunda-feira, dia 11/4, pelo formulário do Google que sucessivamente enviaremos aos padres. Pedimos presença todos os padres e que se preparem para a renovação das promessas sacerdotais durante a Missa do Crisma.
4. Coletas: relembramos aos senhores a realização de duas coletas nacionais para próximos dias. Reiteramos a importância de motivar cada coleta com explicitação da finalidade (junto aos conselhos e à assembleia litúrgica); de enviar à Arquidiocese o total recolhido em todas as comunidades da paróquia (a coleta não só da matriz!); de comunicar o resultado da coleta à comunidade e à paróquia. Pedimos aos responsáveis por oratórios particulares (capelas de colégios, conventos) que generosamente façam repasse das referidas coletas. O resultado dessas coletas poderá ser acompanhado pelo site da Arquidiocese.
5. Coleta da Solidariedade: a ser realizada em todas as celebrações Domingo de Ramos, dia 10 de abril. Uma vez somadas todas coletas da paróquia, pedimos que sejam entregues integralmente à Cúria Metropolitana. Para isso será utilizado o sistema de boletos, procurando agilizar a entrega das coletas. Recordem-se de que 60% da coleta ficarão à disposição Fundo Arquidiocesano de Solidariedade e os outros 40% serão destinados ao Fundo Nacional de Solidariedade através das cúrias diocesanas.
Coleta para os Lugares Santos: como em anos passados, determinamos que esta coleta seja realizada nas missas da Ceia Senhor (Quinta-Feira Santa, dia 14 de abril). Haverá boleto próprio para a entrega dessa coleta, repassada integralmente ao Comissariado da Terra Santa.
Apresentamo-lhes nossos votos de uma Santa Páscoa. Que as celebrações da Semana Santa despertem em todos nós o compromisso de vivermos a espiritualidade pascal e revitalizarmos nossas esperanças sob a luz que emana da cruz vitoriosa.
Agradecemos a atenção.
Goiânia, 4 de abril de 2022.