>
>
Padre Maximiliano Costa defende tese de doutorado sobre Jesuítas e a educação

Padre Maximiliano Costa defende tese de doutorado sobre Jesuítas e a educação

Na última terça-feira, 6 de maio, o padre Maximiliano Costa, membro do clero da Arquidiocese de Goiânia, defendeu sua tese

Na última terça-feira, 6 de maio, o padre Maximiliano Costa, membro do clero da Arquidiocese de Goiânia, defendeu sua tese de doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás. Seu estudo abordou o tema: “Os Jesuítas e a organização da Universidade Católica de Goiás (1954-1979)”.

A pesquisa durou quatro anos e, nesse período, o padre teve a oportunidade de fazer pesquisas em vários arquivos históricos. Em Roma, no Arquivo Romano dos Jesuítas e também no Arquivo Apostólico do Vaticano. Além da pesquisa no Rio de Janeiro, no Arquivo da Província dos Jesuítas no Brasil; e, em Goiânia, no Arquivo da Cúria Metropolitana de Goiânia e no Arquivo do IPHBC da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

O objetivo da pesquisa foi contribuir para o resgate histórico da atuação dos padres Jesuítas em Goiânia, tanto no campo da educação quanto no campo da história da Igreja. “Eles chegaram em 1954, a pedido do então arcebispo de Goiás, Dom Emanuel Gomes de Oliveira, para assumir a direção da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que se tornaria o cerne e a base da Universidade Católica de Goiás. Em 1959, já no episcopado de Dom Fernando Gomes dos Santos, a universidade foi fundada, graças ao empenho e também a atuação dos padres jesuítas. Eles ficaram durante 20 anos na gestão da universidade. Porém, em 1979, diante das mudanças eclesiológicas e da opção da linha teológica da Arquidiocese de Goiânia, não foi possível mais continuar na reitoria, diante dessas divergências, divisões, tanto da eclesiologia, como da teologia e da própria universidade”, explica o padre.

A tese está dividida em seis capítulos e possui quase 400 páginas. No futuro, esse trabalho possibilitará que outros pesquisadores explorem outros aspectos sobre o tema. De acordo com o padre, defender sua tese foi um momento marcante em sua trajetória acadêmica. “Concluir um doutorado, hoje, em uma universidade federal, não é fácil, diante das exigências e também diante da produção do texto final, agregada às outras funções que tenho como padre – tanto como pároco, aqui em Senador Canedo, quanto como Vigário Episcopal da Evangelização – e também como professor da PUC Goiás, ministrando a disciplina de História da Igreja para o curso Teologia. Estou muito feliz, a aprovação foi dada com louvor, a banca avaliou como muito positivo o trabalho, dando também o parecer positivo da aprovação e, em breve, pretendo também publicar, em forma de livro o conteúdo da tese, para dar maiores possibilidades de acesso a esse conteúdo”.

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo