>
>
Padres recebem posse em nossas paróquias

Padres recebem posse em nossas paróquias

Padres são empossados nas Paróquias Nossa Senhora da Guia, Rainha da Paz e Universitária

No dia 7 de fevereiro, domingo, devido às necessidades pastorais, as paróquias Nossa Senhora da Guia, em Aparecida de Goiânia; Nossa Senhora Rainha da Paz e Universitária São João Evangelista, ambas em Goiânia; celebraram a posse de quatro padres de nossa arquidiocese. O arcebispo Dom Washington Cruz nomeou os seguintes padres: João Batista de Lima, como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Guia; Cristiano Faria dos Santos e Rosimar da Silva Aguiar, como administrador paroquial e vigário paroquial, respectivamente, da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz. O padre David Pereira de Jesus foi nomeado como administrador paroquial da Paróquia Universitária São João Evangelista.

 

Dom Levi Bonatto presidiu a Santa Missa com rito de posse na paróquia Nossa Senhora Rainha Paz e, em sua homilia, exortou os fiéis a estarem próximos dos padres nesta nova etapa da caminhada paroquial. “Os padres chegam para caminhar com vocês, não para estarem longe, mas para serem próximos”.

O presidente da celebração explicou sobre a formação da paróquia. Segundo ele, “a paróquia é formada pelo povo de Deus. Assim, o povo de Deus não é o pároco nem os demais sacerdotes, esses estão a serviço da comunidade. Os autênticos protagonistas são os paroquianos que a formam. Os padres passam, ficam um tempo e vão embora. A vida da paróquia é o povo de Deus”.

 

Os padres Cristiano Faria e Rosimar da Silva se apresentaram aos presentes e disseram que irão trabalhar juntos para atender a todos, já que, também irão atuar na Paróquia Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos.

Dom Washington Cruz foi até a Paróquia Nossa Senhora da Guia para empossar o padre João Batista de Lima como novo pároco da comunidade. Em sua reflexão, o arcebispo definiu a paróquia seguindo o Código de Direito Canônico no Cân. 515. “A paróquia é uma certa comunidade de fiéis, constituída estavelmente na Igreja particular, cuja cura pastoral, sob a autoridade do bispo diocesano, está confiada ao pároco, como a seu pastor próprio”. O arcebispo continuou dizendo que “a paróquia não se identifica com um edifício ou um conjunto de estruturas, mas sim com uma preciosa comunidade de fiéis, que deve ser a força e a rocha firme para que a paróquia seja sempre viva”. Ao final da celebração o arcebispo desejou um frutuoso ministério ao padre João Batista em sua nova missão.

O padre David Pereira de Jesus foi empossado na Paróquia Universitária São João Evangelista. Ele sucede o padre Adnilson Pedro Gomes que foi transferido para a Paróquia São João Batista, em Senador Canedo. O padre empossado na paróquia universitária terá a responsabilidade de cuidar de uma comunidade um pouco diferente da sua estrutura pastoral. A paróquia universitária tem a missão de atender a comunidade de professores, pesquisadores, alunos e funcionários das Instituições de Ensino Superior existentes na Arquidiocese de Goiânia, bem como os membros de suas respectivas famílias e comunidade circunvizinha. “Eu acredito, de modo especial, em uma Pastoral de Comunhão e Participação. Assim, quero caminhar com vocês. Ao renovar minhas promessas sacerdotais eu prometi uma série de coisas, mas para cumpri-las, preciso da ajuda de vocês”, afirmou padre David. O padre Luiz Henrique Brandão de Figueredo continuará auxiliando como vigário paroquial.

 

Marcos Paulo Mota

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo