Ver a PUC Goiás comemorar 58 anos, no dia 17 de outubro, com significativa programação, nos fez recordar seu reconhecimento pela Sé Apostólica como Pontifícia Universidade Católica de Goiás, há oito anos, quando se tornou uma PUC. A partir daí, novas perspectivas de atuação, integração nacional e intercâmbio internacional se abriram para a instituição e, consequentemente, para a comunidade universitária e os futuros acadêmicos.
O objetivo original da nossa Universidade é ser instrumento de evangelização, pela via transformadora da educação. Conciliar a fé e a razão é de suma importância, para que o homem encontre a verdade libertadora e possa também encontrar-se a si mesmo, pois é pelo uso correto da razão que as pessoas se descobrem e se realizam, encontram o sentido da sua própria existência. Na Encíclica Fides et Ratio, São João Paulo II nos diz que “a Fé e a Razão constituem como que duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade” (n. 5).
O mundo contemporâneo tem necessidade de que sejamos o “sal da terra e a luz do mundo”! Em sua prospecção para o futuro, nossa Pontifícia Universidade Católica planeja avançar na superação dos grandes desafios regionais e mundiais
Pioneira no ensino superior do Centro-Oeste, a PUC Goiás tem oferecido, ao longo de quase seis décadas, uma relevante contribuição ao desenvolvimento da sociedade goiana e da região Centro-Oeste, a partir de uma capacitação profissional qualificada, da promoção social e do seu compromisso com uma formação humanitária e cristã. Eterna gratidão aos meus antecessores, Dom Fernando (fundador) e Dom Antonio, e a todos os construtores e edificadores desta Universidade, desde o seu início até hoje. Entre eles estão os beneméritos padres jesuítas e o monsenhor José Pereira de Maria.
Hoje, a PUC caminha rumo ao seu Jubileu de Diamante, produzindo e partilhando o conhecimento, capacitando os acadêmicos para serem sujeitos da sua história e da história do seu tempo, e prosseguindo em sua missão de levar até eles a mensagem libertadora do Cristo. Nessa trajetória, tem vencido grandes obstáculos e implantado novos cursos e projetos, sempre focando na excelência do Ensino, da Pesquisa e Pós-Graduação, da Extensão e Apoio Estudantil e da Administração. Grande número desses projetos são desenvolvidos em benefício das pessoas menos favorecidas, como a Jornada da Cidadania e os muitos programas de extensão e ação comunitária. O Vestibular Social é uma das iniciativas que buscam facilitar o acesso e a permanência de estudantes de baixa renda no ensino superior. Tudo isso em comunhão com a Sé apostólica, contando com total empenho da Reitoria, as competências e o compromisso dos docentes e funcionários, e a adesão dos acadêmicos e da comunidade em geral ao seu projeto educativo.
O mundo contemporâneo tem necessidade de que sejamos o “sal da terra e a luz do mundo”! Em sua prospecção para o futuro, nossa Pontifícia Universidade Católica planeja avançar na superação dos grandes desafios regionais e mundiais, tornando-se cada vez mais referência de excelência e inovação no ensino superior e no compromisso social. Um desses desafios é a superação da ideologia de gênero, que desconstrói o próprio conceito de família e de ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, como Homem e Mulher. Parabéns, PUC Goiás, pelos 58 anos de “conhecimento a serviço da vida”!
Dom Washingthon Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia