Você está em:
Nossa Senhora Auxiliadora - Catedral Metropolitana
Praça Dom Emanuel, s/n – St. Central, C.P. 174 – 74001-970 74030-140 – Goiânia-GO
E-mail: catedral@arquidiocesedegoiania.org.br
Tel.: (62) 3223-4581/ (62) 98103-6983 (WhatsApp)
www.catedralgo.org.br
Expediente da Secretaria
2ª a 6ª-feira: 8h às 18h/ Sábado: 8h às 11h
Forania São Lucas
Data de criação da Paróquia : 22 de dezembro de 1937
Pároco: Pe. Carlos Gomes Silva
Vigários paroquiais: Pe. Geraldo Francisco Pinheiro
Pe. Guilherme da Silva Cunha
Diácono: Joviano Carneiro Filho
Facebook: @CatedralDeGoiania
Instagram: @catedralgo
Site: www.catedralgo.org.br
YouTube: Catedral Metropolitana de Goiânia
Missas
Domingo: 7h, 9h, 11h,15h, 17h30 e 19h
2ª feira: 6h40 e 19h
2ª feira: 12h - Celebração da Palavra
3ª a 6ª feira: 6h40,12h e 19h
Sábado: 6h40 e 18h
Confissões: 3ª a 6ª feira: 9h ás 11h e 16h ás 18h/ Sábado: 9h às 11h
Veja mais detalhes
Catedral Metropolitana de Goiânia, nossa primeira paróquia
“A igreja dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora está em pleno centro da cidade, com sua torre erguida em direção ao céu, apontada para o alto.” Dom Washington Cruz
Primeira igreja da nova capital do estado, a Catedral Metropolitana teve sua pedra fundamental abençoada exatamente um ano e sete meses depois do lançamento da pedra fundamental de Goiânia. Seguindo um desejo da então primeira dama, a nova capital seria dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora, que mais tarde se tornou também padroeira da Arquidiocese. Em carta aos 75 anos da Catedral, o arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, disse que “é uma homenagem à Mãe de Deus e Mãe da Igreja”.
No início a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora funcionava na Capela da Rua 19, quando Dom Emanuel Gomes de Oliveira decidiu que estava na hora de começar as obras da Matriz definitiva, hoje a Catedral Metropolitana. Dezenove anos depois do início da construção, a Catedral foi dedicada em 1966, pelo Cardeal Dom Sebastião Baggio. A partir de então, a paróquia constituiu-se Catedral da Arquidiocese de Goiânia.
Casa comum de toda a Arquidiocese
Hoje a Catedral Metropolitana está localizada no Centro de Goiânia, cidade que abriga cerca de um milhão e meio de pessoas e possui todos os desafios de qualquer metrópole, bem como desafios para a nova evangelização. A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, por ser Catedral, torna-se referência para toda a Arquidiocese. Assim, preocupa-se em ser modelo de evangelização e iniciação à vida cristã, como diz o responsável pela administração paroquial, padre Carlos Gomes Silva. “Como igreja mãe, é importante porque é a igreja do bispo, ao qual cabe a função de animar todos os trabalhos da Arquidiocese”.
No total, 20 pastorais e movimentos pertencem à paróquia, entre elas o Apostolado da Oração, Infância Missionária, Melhor Idade, Pastoral da Juventude, Catequese entre outras. Além de celebração da Santa Missa diariamente, conta ainda com atendimentos de confissão de terça a quinta-feira das 15h às 17h e adoração durante todo dia, na capela do Santíssimo.
Curiosidades
A imagem de Nossa Senhora Auxiliadora venerada na Catedral é a mesma que ficou conhecida como a “Imagem do Milagre”, no Bairro Bom Retiro em São Paulo, e esteve no altar da Santa Missa de inauguração de Goiânia, aonde chegou em 1942. Há ainda a Cátedra (cadeira) Episcopal que se tornou ainda mais especial em 15 de outubro de 1991, quando por algumas horas foi a Cátedra de São Pedro, sendo utilizada pelo então papa João Paulo II, que presidiu em Goiânia a Celebração da Palavra para cerca de 500 mil fiéis.
O primeiro templo religioso da nova capital do Estado foi levantado nas proximidades do Palácio do Governo e em zona residencial. O objetivo era levar o cuidado pastoral aos moradores da recém-criada Goiânia. Como relatado em recortes da época, “a Igreja Católica se fez presente”.