>
>
Pastoral Familiar

Pastoral Familiar

Retiro Espiritual conclui formação de novos agentes
Foto da Catedral

Após sete encontros, os novos agentes da Pastoral Familiar, cerca de 90 pesso­as, concluíram formação no Centro Pastoral Dom Fernan­do (CPDF), no dia 29 de abril. O evento teve assessoria do bispo auxiliar e coordenador arquidiocesano de Pastoral, Dom Moacir Silva Arantes. A ideia foi proporcionar ao gru­po uma tarde de espiritualida­de. “Nos últimos meses, eles foram formados intelectual­mente para conhecer a Pastoral Familiar: desafios, ação dos agentes, abrangência. E hoje, para finali­zar, eles são convidados a se colocar na presença de Deus para realmente perceber aquilo que ele quer por meio da sua atuação pastoral”, explicou em entrevista o bispo. Os encontros formativos ti­veram início no dia 26 de fevereiro, acontecendo sempre às segundas-feiras, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Vila Nova. Na Semana Santa, houve um intervalo.

Em sua exposição aos agentes, Dom Moacir buscou conscientizá-los sobre a missão de cada um no mundo. “Cada casal foi desejado por Deus e se está na Pastoral Familiar não é uma coincidência, mas o desabrochar de uma voca­ção que o Pai confiou cuidados. E cuidar não só da própria família, mas da família de Deus, que é a Igreja”. Em seguida, os agentes saíram para um momento pessoal de intimidade com Deus, por meio do silêncio e da oração pelos diversos espaços do CPDF. “Conscientes de sua missão, é importante que, neste momento de retiro, eles perguntem: O que o Senhor espera de mim?”.

Novos agentes têm o desafio de dar início à atuação da Pastoral Familiar nas comunidades da Arquidiocese de Goiânia

Em um segundo momento do encontro, os participantes foram chamados a perceber o modo como eles estão diante do projeto de Deus em sua própria vida pessoal. “Na vida conjugal também se concretiza uma missão, portanto, é importante que o casal não somente se empenhe em ajudar outros casais, mas também cuide da qualidade da sua vida matrimonial. “Como cada um está manifestando para a esposa, os filhos, os pais, este amor e esta presença de Deus? Pois o nosso primeiro compromisso é o testemunho”.

Cristiano Pena e Alcione Correia, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, do Crimeia Leste, par­ticiparam de todos os encontros. Para eles, a for­mação foi muito importante para o próximo pas­so que pretendem dar em sua comunidade, que é a implantação da Pastoral Familiar. “O conjunto de palestras nos despertou para entender como funciona e quais são os propósitos da Pastoral Familiar. Agora, nós vamos começar o processo de implantação em nossa paróquia. O primeiro passo será disseminar para outros casais tudo o que aprendemos aqui para que eles também en­tendam que essa pastoral é complementadora de todas as outras”, afirmou Cristiano.

Fúlvio Costa

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias, Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Artigos e Formação, Notícias, Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo