>
>
Posse de Dom João Justino

Posse de Dom João Justino

Dom João Justino toma posse como quarto arcebispo da Arquidiocese de Goiânia

A Arquidiocese de Goiânia vivenciou, no dia 16 de fevereiro, um momento histórico, a posse de seu quarto arcebispo, Dom João Justino de Medeiros Silva. A expectativa para esse momento importante começou no dia 25 de maio de 2021, aquela terça-feira em que nosso então arcebispo Dom Washington Cruz completou 75 anos e apresentou ao papa Francisco sua carta de renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Goiânia, por motivo de idade, conforme o cân. 401 do Código de Direito Canônico.

 

No Brasil, tradicionalmente, nomeações, transferências de bispos e arcebispos são anunciadas às quartas-feiras. Passaram-se 40 quartas-feiras desde 26 de maio até o dia da posse, momento em que a Igreja Particular de Goiânia rezava para que Deus enviasse um pastor segundo o seu coração.

 

Dom João Justino de Medeiros Silva foi nomeado pelo papa Francisco no dia 9 de dezembro de 2021 e tomou posse como novo arcebispo nesta celebração que aconteceu no Santuário-Basílica Sagrada Família. Nela, estiveram presentes todos os bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB e bispos amigos de Dom João, além de Dom Washington Cruz e Dom Levi Bonatto, totalizando mais de 40 bispos e centenas de padres.

Na Bula Pontifícia, enviada pelo papa Francisco, documento que possibilita a Dom João Justino tomar posse como arcebispo da Arquidiocese, está escrito: “Com autoridade Apostólica agimos para que nas várias partes do mundo não faltem pastores que apascentem a grei do Senhor com alimento dos Sacramentos e das Sagradas Escrituras”. Ainda na Bula, o Santo Padre roga sobre Dom João a proteção e a intercessão de Nossa Mãe Santíssima. “Oramos por ti, encomendamos todos os negócios pastorais à materna proteção de Nossa Senhora Auxiliadora e ademais a ti mesmo exortamos a que exerças o teu ministério com sumo empenho e ardente espírito, para que a comunidade arquidiocesana a cuja frente estás possa ser uma só em Cristo Jesus.”

 

 

No início da celebração, Dom João foi acolhido pelo coordenador do clero da Arquidiocese, padre Carlos Gomes. “Acolhemo-lo com alegria, pois o senhor é aquele que chega em nome do Senhor e sob a proteção de Nossa Senhora é bendito. O senhor chega para nos congregar na fé e nos aproximar ainda mais de Deus. Que o senhor possa nos ajudar a dar testemunho da luz em cada canto de nossa Arquidiocese.”

Dom João Justino foi recebido na porta do Santuário-Basílica pelo coordenador do clero, padre Carlos Gomes, que apresentou o crucifixo, para que Dom João osculasse e entrasse aspergindo os fiéis presentes na celebração. Esse momento recebe o nome de Entrada Pontifícia. Após essa entrada, ainda antes do começo da celebração eucarística, Dom João teve um momento reservado de adoração na capela do Santíssimo. Em seguida, paramentou-se com vestes próprias para a celebração da Santa Missa. 

 

Depois da saudação inicial, padre Warlen Reis, chanceler da Cúria Metropolitana, leu a Bula Pontifícia, enviada pelo papa Francisco. Esse é o documento que possibilita a Dom João Justino tomar posse como arcebispo da Arquidiocese. “Com autoridade Apostólica agimos para que nas várias partes do mundo não faltem pastores que apascentem a grei do Senhor com alimento dos Sacramentos e das Sagradas Escrituras”. Ainda na Bula, o Santo Padre roga sobre Dom João a proteção e a intercessão de Nossa Mãe Santíssima. “Oramos por ti, encomendamos todos os negócios pastorais à materna proteção de Nossa Senhora Auxiliadora e ademais a ti mesmo exortamos a que exerças o teu ministério com sumo empenho e ardente espírito, para que a comunidade arquidiocesana a cuja frente estás possa ser uma só em Cristo Jesus.”

 

Após a leitura da Bula, Dom João foi acolhido pelo clero, religiosos e os leigos. Padre Carlos Gomes disse: “Acolhemo-lo com alegria, pois o senhor é aquele que chega em nome do Senhor e sob a proteção de Nossa Senhora é bendito. O senhor chega para nos congregar na fé e nos aproximar ainda mais de Deus. Que o senhor possa nos ajudar a dar testemunho da luz em cada canto de nossa Arquidiocese.”

 

Dom João foi acolhido também pelo irmão Davi Nardi, presidente da CRB Regional Goiânia e também pela arquiteta Fabiana Longhi, que o fez em nome de todos os leigos da Arquidiocese.

Dom Waldemar Passini Dalbello, bispo da Diocese de Luziânia e presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB, acolheu o novo arcebispo. “Dom João, seja bem-vindo à fraternidade dos bispos do nosso Regional. Quero dizer que é uma honra para nós termos o senhor aqui conosco a partir de agora.”

 

Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, também fez questão de estar presente, pois foi reitor de Dom João quando este ainda era estudante e depois trabalharam juntos como bispos em Belo Horizonte. “Querido irmão, como presidente da CNBB, cabe a mim dizer que somos acima de tudo um colegiado de irmãos e uma fraternidade. Cabe a nós, bispos, rezarmos uns pelos outros para que o rebanho do Senhor seja sempre apascentado. As Letras Apostólicas demostram a confiança que o Santo Padre deposita no senhor e cabe a nós ajudá-lo com nossas orações.”

 

Após o momento de acolhida, os padres que formam o Colégio de Consultores, religiosos, religiosas, uma família e jovens do Setor Juventude prestaram reverência ao novo arcebispo, gesto que representa a unidade e a disponibilidade do povo de Deus para cooperar com o novo arcebispo.

 

Em sua homilia, Dom João Justino se apresentou como quarto arcebispo de Goiânia: “Eis me aqui” e agradeceu ao papa Francisco a sua confiança. “Estou feliz de ter dito sim ao Santo Padre que, em nome da Igreja, me enviou. Não foi isto que a pouco ficou demonstrado quando apresentei as Letras Apostólicas de minha nomeação? Agradeço a confiança da Igreja ao me conferir esta missão. Agradeço ao papa Francisco. Creio que a vontade de Deus é esta.”

“Somos e estamos aqui todos como irmãos. Nesta grande fraternidade eclesial apresento-me com as palavras de Jesus, tal qual acabamos de escutar na proclamação do Evangelho: ‘Estou no meio de vós como aquele que serve’. Mas, damo-nos conta de que a discussão entre os discípulos, sobre qual deles seria o maior, se deu à mesa da eucaristia”. Dom João agradeceu a presença de todos e disse que vai caminhar em unidade com clero e com todo o povo de Deus.

 

Ao arcebispo emérito Dom João disse: “Meu querido Dom Washington, meu querido patriarca. Sucedê-lo é uma bênção e uma grande responsabilidade. O senhor ofereceu sua vida à Igreja do Brasil, particularmente neste Regional onde está como bispo há 35 anos. Os seus últimos 20 anos de zelo, cuidado e serviço à Igreja de Goiânia nos permitem, hoje, avançar mais seguros. Qualquer agradecimento que eu lhe fizer será muito pouco por tudo o que o senhor fez. Já disse ao senhor que quero tê-lo como referência. Escutá-lo será muito importante para compreender o que esta Igreja pede de mim. Saiba que terei a alegria de zelar por seu bem-estar”.

 

Ao final de sua homilia, o novo arcebispo colocou seu ministério à frente da Arquidiocese nas mãos de Nossa Senhora Auxiliadora e convidou a todos, de pé, a cantar a Ave Maria composta pelo Venerável Padre Pelágio Sauter. “Quero colocar meu ministério e a vida de cada um de vocês, irmãos e irmãs, nas mãos daquela que se apresentou como serva do Senhor, a virgem pobre de Nazaré, modelo para nosso serviço, Maria, nossa querida Mãe Auxiliadora. E faço isso com a ajuda de todos vocês que sabem cantar tão bonito a ‘Ave Maria’.”

 

Dom João Justino chega para dar testemunho da luz, ou seja, para colocar o seu lema episcopal a serviço do povo de Deus presente nesta Igreja de Goiânia.

 

Momentos que marcaram a posse de Dom João Justino desde sua chegada a Goiânia

 

Aeroporto

Dom João Justino chegou a Goiânia, acompanhado de sua mãe Dona Maria de Lourdes e de duas de suas irmãs, Rita de Fátima e Maria do Carmo, no dia 15 de fevereiro, às 14h40. Foi acolhido por Dom Washington Cruz e Dom Levi Bonatto, além de muitos padres e fiéis de várias paróquias de nossa Arquidiocese, representantes das Escolas Católicas e membros da reitoria da PUC Goiás.

 

Cidade da Comunhão

Aqui, Dom João e seus familiares foram recebidos pela Corporação Musical da Ecovam de Aparecida de Goiânia. Participaram desse momento os seminaristas que estão em formação nos Seminários Maior Interdiocesano São João Maria Vianney e Propedêutico Santa Cruz, padres, diáconos e leigos.

 

Missa na Igreja Santíssimo Sacramento

No mesmo dia de sua chegada, Dom João Justino presidiu Santa Missa na Igreja Santíssimo Sacramento. Dom Levi Bonatto e padres que vieram de Montes Claros, de Juiz de Fora, de Belo Horizonte, concelebraram. Vários amigos e familiares de Dom João estiveram presentes.

Atendimento à imprensa

Dom João Justino é um bispo muito ligado à comunicação. No dia de posse, logo cedo, o arcebispo recebeu a imprensa local, depois concedeu entrevista à PUC TV e, na parte da tarde, participou do Programa Pai Eterno com o padre Welinton Silva, na TV Pai Eterno.  Antes do início da Cerimônia de Posse Canônica, Dom João Justino concedeu entrevista coletiva aos veículos presentes.

 

 

Marcos Paulo
Fotos: Rudger Remigio e Danilo Eduardo

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo