No último domingo, 8 de março, a Igreja em todo o mundo celebrou o 2º Domingo da Quaresma, tempo forte em que somos convidados a praticar com mais intensidade a oração, o jejum e a caridade, três exercícios quaresmais que ajudam a nos preparar para a Páscoa do Senhor. Para entender esses três exercícios, o Jornal Encontro Semanal entrevistou o missionário redentorista, padre Edinísio Pereira, vigário da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Goiânia. Confira, a seguir, as explicações.
Oração
“A oração, para os cristãos, é tão vital quanto comer e beber, dormir ou descansar. Ela nos coloca em sintonia de amor com nós mesmos, com as pessoas com as quais convivemos, com o mundo onde habitamos e com o próprio Deus. Faltando a oração em nossa vida, tudo se torna mais difícil, tanto sob o ponto de vista da dimensão humana quanto espiritual. A oração honesta brota das mais profundas necessidades espirituais e desejos do coração.”
Jejum ou penitência
“A penitência tem como objetivo principal nos conduzir à conversão de vida e coração: ‘rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus’ (Jl 2,13). O jejum nos fortalece. Ao praticarmos, tomamos consciência das limitações e fraquezas físicas e espirituais que são inerentes à condição humana e encontramos forças para superá-las.
O jejum nos torna mais disponíveis e entregues a Deus e confiantes em seu amor, na sua Palavra, bondade e misericórdia. Aproxima-nos mais uns dos outros quando exercitamos o dom da partilha e da solidariedade. Leva-nos a obter um coração mais generoso e compassivo.
A Igreja orienta o jejum a pessoas com idade entre 18 e 59 anos, salvo condições específicas de saúde. Inspirada em ‘Jesus que consagrou a observância quaresmal’, a Igreja incentiva e acolhe o jejum de todos, por compreender que ele é fundamental no crescimento humano e espiritual de seus fiéis. Portanto, todas as pessoas podem praticá-lo livremente.”
Caridade
“Quanto à caridade, a prática desse exercício quaresmal nos aproxima dos irmãos e irmãs pobres e abandonados. Desperta em nós o sentimento da partilha e do cuidado às necessidades básicas de cada um. A esmola é mais um alívio de consciência de quem a pratica, como doar uma moeda a quem pede dinheiro nos semáforos da cidade. Desenvolve em quem recebe uma dependência daquele pouco e minguado trocado que recebe. Gera, em quem doa, um sentimento de dó (coitadinho). Já a caridade nasce do sentimento de compaixão (sentir com o outro a sua dor). Produz um compromisso entre as partes que conduz à transformação de vida de ambas as partes.”
Ações Promovidas na Arquidiocese De Goiânia
Nas paróquias da Arquidiocese de Goiânia, teremos algumas atividades que são tradição na Igreja e vão nos ajudar a viver a Quaresma.
Via-Sacra
Consiste em que os fiéis percorram mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a cruz, desde o pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente a Paixão do Senhor. Tal exercício, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas. Os fiéis que, então, percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir, no Ocidente, a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O exercício da Via-Sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus. Por “Via-Sacra” entende-se um exercício de piedade segundo o qual os fiéis percorrem mentalmente com Cristo o caminho que levou o Senhor do Pretório de Pilatos até o monte Calvário. Compreende 14 estações ou etapas e cada uma delas apresenta uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo.
Na Catedral Metropolitana, a Via-Sacra acontece durante as sextas-feiras da Quaresma, sempre às 15h e 17h40. Confira, na sua paróquia, o horário e o dia certo para que você e sua família possam participar.
Procissão Penitencial
Acontece também às sextas-feiras durante a Quaresma. Diversas paróquias a realizam como um exercício de penitência. Verifique, na sua paróquia, se vai acontecer e participe desse momento de reflexão e piedade que nos ajuda a reconhecer a nossa pequenez diante de Deus e nos motiva a ter uma vida cada vez mais fiel ao Reino do Pai. Nos Santuários Sagrada Família e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro a procissão penitencial acontece sempre às 5h30 da manhã.
Lectio Divina
Durante todos os sábados da Quaresma, o Setor Juventude da Arquidiocese de Goiânia realiza a Lectio Divina que, do latim, significa Leitura Divina e se baseia em realizar uma leitura orante da Palavra de Deus, numa prática de oração, reflexão e contemplação. A Lectio se chama assim porque Deus é o autor da Palavra e o Senhor que nos fala por meio dela. Seu fundamento é clamar o Espírito Santo para nos dar a capacidade da interpretação que a própria Igreja faz para nós, a fim de colocá-la em prática. A Lectio proporciona momentos que levam os participantes à intimidade com Deus, por meio das músicas, do momento de oração silenciosa, da escuta da Palavra, da possiblidade de se reconciliar com Deus por meio do Sacramento da Confissão e das reflexões feitas pelo orientador. A proximidade com Deus, com os sacramentos e com a liturgia leva-nos a viver intensamente a Quaresma e, de uma forma mais profunda, a Semana Santa. Esse modelo de oração auxilia na boa vivência deste tempo forte da Igreja. A Lectio Divina acontece, às 19h30, na Paróquia Universitária São João Evangelista.
Atendimento de Confissão
A Igreja pede que os católicos se confessem pelo menos uma vez por ano. Então, nada melhor do que aproveitar este tempo forte de conversão para que, de coração contrito e humilde, peçamos perdão a Deus pelos nossos pecados. Os atendimentos de confissão acontecem sempre nas paróquias. Procure o seu padre e faça sua confissão, preparando-se para viver a Páscoa do Senhor com o coração purificado.
Marcos Paulo Mota