Foi realizada, no dia 13 de março, a tradicional Reunião Mensal de Pastoral, na modalidade on-line, devido aÌ€ pandemia. A reunião contou apenas com a presença dos padres que, orientados por Dom Edson Oriolo, bispo de Leopoldina (MG), refletiram sobre o Ano de São JoseÌ e o Ano da Família, proclamados pelo papa Francisco.
Dom Edson, que eÌ devoto do santo, usou como material de apoio um artigo de própria autoria, composto pelas indicações do papa Francisco para o Ano de São JoseÌ e o Ano da Família. O documento destaca São JoseÌ como aquele que cuida de Jesus Cristo e o protege, formando com Jesus e Maria a Sagrada Família, que ilumina o caminho de todos as famílias.
Ele também salientou o simbolismo da profissão de carpinteiro, que indica humildade e grande dignidade de um homem simples, com uma grande missão.
Entre as características importantes do santo, o bispo enfatiza que “São JoseÌ não teve medo, receios, dúvidas e nunca deixou de ser fiel a Deus, cuidando da Mãe e do Filho de Deus. Que nós possamos seguir esse mesmo caminho”. E afirmou “que, ao render culto a São JoseÌ, estamos progredindo na devoção a Maria e na verdadeira comunhão com seu filho Jesus”.
O bispo de Leopoldina citou ainda onde e quantas vezes se pode encontrar o Santo Patriarca e chefe da Sagrada Família na Sagrada Escritura. “São José é contemplado na literatura sagrada. Seu nome é expresso 14 vezes nos Evangelhos: sete vezes em São Mateus, cinco vezes em São Lucas, duas vezes em São João. Com frequência, ele é mencionado em expressões como estas: seu pai, seus pais, o esposo de Maria, embora em vários lugares, sobretudo em São João, faça-se alusão à sua humilde profissão de carpinteiro: sinal de que os mais humildes empregos não são incompatíveis com as mais altas dignidades. A partir dos Evangelhos, podemos perceber José, filho de Davi, recebendo Maria como sua mulher, conferindo-lhe dessa forma a dignidade da paternidade legal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Eram casados, mas não conviviam na mesma casa, mas Maria era considerada oficialmente a esposa de José (cf. Mt 1,20-21; Lc 1,34). São José, aquele que cuida de Maria e a protege!”
Talita Salgado