Primeira Reunião Mensal de 2021

Foi realizada, no dia 13 de março, a tradicional Reunião Mensal de Pastoral, na modalidade on-line, devido aÌ€ pandemia. A reunião contou apenas com a presença dos padres que, orientados por Dom Edson Oriolo, bispo de Leopoldina (MG), refletiram sobre o Ano de São José e o Ano da Família, proclamados pelo papa Francisco. 

 

Dom Edson, que é devoto do santo, usou como material de apoio um artigo de própria autoria, composto pelas indicações do papa Francisco para o Ano de São José e o Ano da Família. O documento destaca São José como aquele que cuida de Jesus Cristo e o protege, formando com Jesus e Maria a Sagrada Família, que ilumina o caminho de todos as famílias.

 

Ele também salientou o simbolismo da profissão de carpinteiro, que indica humildade e grande dignidade de um homem simples, com uma grande missão.

 

Entre as características importantes do santo, o bispo enfatiza que “São José não teve medo, receios, dúvidas e nunca deixou de ser fiel a Deus, cuidando da Mãe e do Filho de Deus. Que nós possamos seguir esse mesmo caminho”. E afirmou “que, ao render culto a São José, estamos progredindo na devoção a Maria e na verdadeira comunhão com seu filho Jesus”.

 

O bispo de Leopoldina citou ainda onde e quantas vezes se pode encontrar o Santo Patriarca e chefe da Sagrada Família na Sagrada Escritura. “São José é contemplado na literatura sagrada. Seu nome é expresso 14 vezes nos Evangelhos: sete vezes em São Mateus, cinco vezes em São Lucas, duas vezes em São João. Com frequência, ele é mencionado em expressões como estas: seu pai, seus pais, o esposo de Maria, embora em vários lugares, sobretudo em São João, faça-se alusão à sua humilde profissão de carpinteiro: sinal de que os mais humildes empregos não são incompatíveis com as mais altas dignidades. A partir dos Evangelhos, podemos perceber José, filho de Davi, recebendo Maria como sua mulher, conferindo-lhe dessa forma a dignidade da paternidade legal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Eram casados, mas não conviviam na mesma casa, mas Maria era considerada oficialmente a esposa de José (cf. Mt 1,20-21; Lc 1,34). São José, aquele que cuida de Maria e a protege!”

 

Talita Salgado

O nosso site está sendo atualizado. Estamos trabalhando para oferecer um ambiente mais organizado e acessível. Agradecemos sua compreensão e contamos com sua paciência durante este período.