>
>
Projeto Arquidiocesano para o Mês Missionário Extraordinário

Projeto Arquidiocesano para o Mês Missionário Extraordinário

Na Reunião Mensal de Pastoral deste mês foi discutida a identidade missionária da Igreja

No mês de setembro, a Reunião Mensal de Pastoral contou com reflexão sobre a identidade Missionária da Igreja e foi apresentado o Projeto Arquidiocesano para o Mês Missionário Extraordinário.  Padre Arthur da Silva Freitas e padre Cristiano de Araújo Souza foram os responsáveis pelas assessorias. O objetivo dessa reunião, de acordo com o padre João Batista de Lima, administrador paroquial da Paróquia Santa Cruz, em Aparecida de Goiânia, é que os batizados e enviados tomem consciência sobre o anúncio do Evangelho e sua responsabilidade missionária.

 

A identidade missionária da Igreja foi demonstrada por meio de dados históricos, apresentados pelo padre Arthur. No primeiro momento, ele discorreu sobre como as “missões” foram necessárias para a expansão do Evangelho em territórios de difícil acesso. Lembrou também que o termo “missão” foi tema da carta encíclica Redemptoris Missio (1990), de São João Paulo II. Esse documento trouxe reflexões sobre a nova evangelização ou a reevangelização. A partir dele, a missão passa a ser mais do que ação. É a própria identidade e essência da Igreja.

 

Padre Cristiano discorreu sobre o Mês Missionário Extraordinário, proclamado pelo papa Francisco para ser vivido intensamente em outubro próximo, em comemoração aos 100 anos da Carta Apostólica Maximum Illud, escrita pelo papa Bento XV. “Batizados e enviados” é o tema do Mês Missionário, com a proposta de ser um tempo de oração, reflexão e ação. A intenção do papa é que o Mês Extraordinário reacenda o ardor e a paixão pela missão de Jesus. “A intenção do papa, quando propõe esse Mês Extraordinário, é que reavivemos a missão de Jesus Cristo”, disse o assessor.

 

No Projeto Arquidiocesano para o Mês Missionário Extraordinário foi proposto o tema “Muitos membros, uma missão”. A Arquidiocese de Goiânia recomenda que a cada semana de outubro se trabalhe uma dimensão missionária: Igreja em Saída (Ide) “Missão dos Pés”; Igreja do serviço, “Missão das Mãos”; Igreja do anúncio, “Missão da Boca”; e a Igreja do sacrifício, “Missão do Coração”. Dessa forma, experimentamos a imagem do corpo de Deus que necessita de nós para sua missão evangelizadora.

 

Suzany Marques

 

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo