No último dia 15 foram iniciadas as atividades do Projeto “Cantando a Liturgia”, uma iniciativa da Arquidiocese de Goiânia, com vistas à formação litúrgico-musical dos cantores e instrumentistas que já se dedicam ao ministério pastoral em suas comunidades. Para este ano, o Projeto contará com aulas de técnica vocal, violão e liturgia. As aulas ocorrerão de março a dezembro, sediadas no Centro Pastoral Dom Antonio, no Centro.
Conforme aponta o professor José Reinaldo Martins Filho, que ministrará a oficina “música e liturgia”, no curso, “apesar de já existirem muitas iniciativas de formação musical para os católicos, este curso traz uma grande diferença: a articulação entre uma boa formação técnica, isto é, que os faça capazes de executar com qualidade o repertório litúrgico, e uma formação litúrgica e espiritual, que dará condições de os agentes de pastoral reconhecerem, por si sós, a dinâmica do Ano Litúrgico, bem como a importância da música e do canto em nossas liturgias”.
Para a professora Leonice Ângela, coordenara e professora de canto no Projeto, “foi possível notar uma expectativa muito grande por parte das pessoas que vieram, ao mesmo tempo em que uma significativa vontade de aprendizado, sede de conhecimento e entusiasmo pela realização desta capacitação”. Para este primeiro dia foi preparada “uma aula inaugural com atividades que têm relação direta com o que será desenvolvido ao longo do curso, a partir das quais foi possível reconhecer a musicalidade inerente aos participantes, que responderam positivamente em todos os exercícios”, completou. Enfim, deve-se destacar a diversidade de idades, timbres, estilos e regiões de onde provêm os participantes, num claro movimento de adesão por parte de toda Arquidiocese ao projeto.
Esse primeiro dia também contou com a presença do Pe. Sérgio Ricardo Rezende, grande incentivador do Projeto, que saudou alunos e professores. Ao todo, serão oferecidas 90 vagas, sendo 30 destinadas aos instrumentistas (violão) e 60 aos cantores. Algumas vagas ainda se encontram à disposição dos interessados, que deverão ter idade a partir de 16 anos e, de preferência, já se dedicarem ao trabalho pastoral em suas comunidades. Para mais informações, ligar 3223 0759 ou pelo e-mail [email protected]













