>
>
Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis é tema de Congresso

Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis é tema de Congresso

Congresso Internacional abriu horizontes para reflexão sobre proteção de menores e pessoas vulneráveis

O Congresso Internacional sobre a Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis aconteceu de 3 a 7 de novembro. O evento reuniu mais de 550 participantes e foi uma realização das cinco instituições de formação em Direito Canônico no Brasil em parceria com a Arquidiocese de Goiânia e a PUC Goiás. Segundo padre Cristiano Faria dos Santos, coordenador do Curso de Mestrado em Direito Canônico e membro da equipe de organização do congresso, o evento  responde a um apelo do papa Francisco, que determinou a todas as instituições católicas do mundo um trabalho particular e especial sobre a proteção de menores e pessoas vulneráveis. Nesse sentido, a realização do congresso buscou fomentar a estrutura adequada de formação nas instituições de ensino. O congresso se inseriu, ainda, nas diversas atividades da Igreja com o objetivo de rever estruturas que poderiam colocar em risco essas pessoas.

 

 

Devido à pandemia do coronavírus, o congresso aconteceu de modo totalmente on-line e teve a participação de 11 palestrantes do Brasil, da Argentina e da Itália. Entre eles está o cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, que falou sobre a prevenção de possíveis delitos contra os menores na Igreja. Em sua fala, segundo padre Cristiano, o cardeal afirmou: “Essa prevenção começa diante de um repensar da Igreja sobre pequenos elementos da proteção de menores, entre eles o processo da formação sacerdotal”. Ele disse que o cardeal ajudou a entender que o que precisa ser mudado é a concepção existente, a começar da família, que desempenha um papel importante no tema da proteção de menores na Igreja. “É necessário mudar uma concepção social sobre como acompanhar e proteger os menores na Igreja”, ressaltou padre Cristiano sobre a abordagem do cardeal.

 

 

Além da palestra de Dom Odilo, houve diversas outras programações. A Dra. Isabelle Cassará, que faz parte do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, apresentou uma reflexão muito particular sobre o abuso de autoridade como a raiz fundamental de todos os problemas de abuso sexual na Igreja e na sociedade. Em seu posicionamento, Cassará ajudou os participantes a perceber que uma má compreensão sobre autoridade na família, na sociedade e também na Igreja é a fonte primeira dos abusos, porque a pessoa que entende que uma autoridade que seja desleal ao conceito antropológico de dignidade de vida é uma autoridade que não corresponde ao Evangelho.

Padre Cristiano disse também que as palestras indicaram as normativas da Igreja para a proteção de menores. Dom José Aparecido, administrador da Arquidiocese de Brasília, por exemplo, fez uma revisão muito ampla das leis criadas pelo Santo Padre na Igreja para a prevenção dos delitos graves.

 

O arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, fez a abertura do congresso com as palavras do Santo Padre, o papa Francisco, nas quais fez a seguinte afirmação: “A tutela dos menores e das pessoas vulneráveis faz parte integrante da mensagem evangélica que a Igreja e todos os seus membros são chamados a espalhar pelo mundo. De fato, o próprio Cristo confiou-nos o cuidado e a proteção dos mais pequeninos e indefesos. O Congresso tem, em primeiro lugar, um sinal importante da graça de Deus que nasce da unidade. Neste Congresso, estiveram unidos em um só esforço acadêmico, o Instituto de Direito Canônico do Rio de Janeiro, com sua sede e suas extensões de Londrina e Goiânia; o Instituto de Direito Canônico de Santa Catarina; a Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo e a PUC Goiás, que juntas construíram uma rede de esforços e de relações acadêmicas para realizar este Congresso”, disse o arcebispo.

 

 

O encerramento do Congresso foi feito pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom Levi Bonatto, que falou da importância do evento para todo o país e também para a Igreja. “Pessoas de todo o Brasil e do exterior estiveram unidas nesta transmissão que pretende ajudar a construir uma rede de proteção na Igreja, capaz de ser expressão do Evangelho partilhado com os menos favorecidos. Hoje admitimos que, em algumas partes do mundo, também ocorreu a confirmação empírica através dos dados fornecidos por pessoas envolvidas no acompanhamento social e no trabalho educacional, que informam sobre o aumento de distúrbios familiares com o consequente aumento da violência. Devemos recordar que o tema da proteção de menores é um desafio em toda a nossa sociedade.”

 

Padre Cristiano, por fim, avalia positivamente a realização desse importante acontecimento na Igreja. “O congresso foi um sucesso porque conseguiu abrir horizontes para a reflexão de um tema muito importante e permitiu-nos ficar em unidade com o Santo Padre neste momento da vida da Igreja.”

 

 

 

Marcos Paulo Mota

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo