>
>
Quaresma

Quaresma

Jesus, o filho único de Deus, veio ao mundo para cumprir os planos do Pai em favor dos homens. Para

Jesus, o filho único de Deus, veio ao mundo para cumprir os planos do Pai em favor dos homens. Para isso, encarnou na nossa história humana, correu o risco de assumir a nossa fragilidade, partilhou a nossa humanidade. E, como consequência de uma vida gasta na luta contra as forças do pecado e da morte, que escravizam os homens, foi torturado e morto numa cruz. A cruz é o último ato de uma vida vivida por amor, na doação e na entrega total. A cruz é, portanto, a expressão suprema do amor de Deus pelos homens. Ela dá-nos a dimensão do incomensurável amor de Deus pela humanidade, a quem Ele quis confiar o tesouro da salvação.

 

 Diante da oferta da salvação que Deus faz, o homem tem que fazer a sua escolha. Quando o homem aceita a oferta de Jesus e adere a Ele, escolhe a vida definitiva, mas, quando o homem prefere continuar escravo de esquemas do egoísmo e da autossuficiência, recusa a proposta de Deus e rejeita a salvação. Mesmo assim, essa oferta nunca é retirada; continua à espera da resposta humana até a morte.

 

Por conseguinte, a Quaresma é um tempo privilegiado de peregrinação interior na busca Daquele que é a fonte da verdadeira vida. Aos que já deram a sua resposta, é tempo de rever como tem sido a correspondência diária à Presença de Deus atuante em sua vida; dar- -se conta do quanto distanciaram ou não do projeto de Cristo. Aos que ainda procuram insaciavelmente a fonte da verdadeira felicidade, é tempo de conhecer melhor Sua palavra e Suas obras, a fim de ter um encontro profundo com o amor misericordioso do Pai.

 

O tempo quaresmal, quer ser ainda, para todos e, especialmente para os batizados, um caminho; caminho que percorramos juntamente com Cristo, caminho de mais obediência filial, de maior entrega aos irmãos, de mais oração e renúncia; caminho para a Páscoa; caminho para morrer e ressuscitar com Cristo. Tudo isso através de uma escuta aprofundada da sua Palavra e dos exercícios quaresmais que nos ajudam na conversão do coração.

 

Não se trata simplesmente de deixar de lado algumas coisas ou pecados, por algum tempo; trata-se de dirigir inteiramente a si mesmo para Alguém e assim reorientar o seu caminhar. Não existe caminho com Deus, sem uma conversão diária.

 

A conversão é um caminho de voltar o coração a Deus, pois “toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas” (Lc 6,44). Os atos evidenciam a cada momento onde está o tesouro do nosso coração, se estamos nos aproximando ou nos afastando de Cristo.

 

Jesus veio trazer a salvação integral para o homem. Assim, é preciso guiar o mundo para Deus, para uma globalização mais integral dos valores terrenos e eternos, e não permitir uma secularização crescente da salvação. Não permitamos que o desenvolvimento e as tecnologias tirem Deus do mundo, mas que elas nos ajudem a reconhecer o Criador de toda inteligência humana. Como Maria, nesta Quaresma, permitamos que Deus faça parte do nosso caminho e, assim, conduzamos o mundo para Deus, que é o Caminho.

Ir. Clébia de Jesus Caixeta
Instituto Coração de Jesus

 

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo