>
>
“Que vos ameis uns aos outros como eu vos amei”

“Que vos ameis uns aos outros como eu vos amei”

Nesta Semana Santa, toda a nossa Igreja, no mundo inteiro, estará reunida em penitência, oração e louvor a Deus, por sua

Nesta Semana Santa, toda a nossa Igreja, no mundo inteiro, estará reunida em penitência, oração e louvor a Deus, por sua infinita misericórdia, ao enviar-nos o Cristo Salvador. Somos todos convidados a participar da liturgia própria desse período, ceando com nosso Mestre, Jesus, vigiando e orando com Ele durante sua paixão e morte na cruz, para ressurgirmos com Ele dos sepulcros que nos afastam do Reino de Deus, para uma vida nova, edificada no seu Evangelho.

Vamos nos sentar à Mesa do Senhor, para aprendermos, ainda mais, sobre o sagrado que mora nos verdadeiros atos de humildade e serviço aos irmãos, no exemplo de Jesus ao lavar os pés dos discípulos. Além da promessa de vida plena e eterna aos que permanecerem em seu Amor, na Santa Ceia Ele instituiu um canal aberto de comunicação com a Trindade Santa, no mistério do pão e do vinho transformados no Seu corpo, sangue, alma e divindade, dados a nós em comunhão.

Acolhamos o novo mandamento que nos foi dado naquele dia, marcando para sempre a história da humanidade, por ser a mais poderosa arma contra o mal: Amar o próximo como a nós mesmos! Quanto sentido se esconde neste ensinamento maior… Para que o Seu Amor permaneça em nós e nós Nele, devemos amar uns aos outros como Ele nos amou (Jo 15,9-17).

Olhemos para a Cruz de Cristo, na Sexta-feira Santa. Coloquemos a seus pés as nossas faltas, o nosso pedido de perdão, por ter pecado em pensamentos, atos e omissões. Ele é a verdade e o caminho para o Reino de Deus, que precisa ter início em nossas vidas, hoje. Um verdadeiro exame de consciência diante da realidade que nos envolve, deve nos remeter à busca de Jesus em nosso meio, nesta semana e depois, de forma permanente, onde ele indicou que o procurássemos depois da sua ressurreição:

"… porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me […] Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes." (cf. Mt 25,35)

A entrada de Jesus em Jerusalém, neste Domingo de Ramos, saudado pela multidão, nos convida a refletir sobre os caminhos trilhados por Ele até o calvário. Aquela pergunta feita ao sumo sacerdote Anás, ainda ecoa para nós:

“Se falei mal, mostra onde está o mal; mas, se falei bem, por que me bates?” (Jo 18,23)

Em meio a tantas mazelas construídas pela humanidade, como as misérias material e espiritual, as guerras que matam pelas armas e as cotidianas, podemos ver Jesus açoitado, humilhado, subjugado e crucificado novamente, todos os dias. Basta olhar para as crianças, mulheres e idosos que são vítimas do abandono, de violências física, verbal e muitas outras; e para todas as pessoas executadas nos diversos calvários contemporâneos.

Que ao final desta Santa Semana, nos perguntemos o que podemos fazer para colaborar na superação dos martírios que acontecem todos os dias em nosso meio, – como a violência, em suas muitas faces –, sendo instrumentos para levar o misericordioso amor de Deus ao mundo. Não nos cansemos de plantar sementes de esperança por meio do amor cristão.

"Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo."(Jo 16,33)

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo