>
>
Quem é o Espírito Santo?

Quem é o Espírito Santo?

Não é fácil escrever sobre o que não vemos com os olhos, nem tocamos com as mãos, nem medimos com

Não é fácil escrever sobre o que não vemos com os olhos, nem tocamos com as mãos, nem medimos com o metro, nem pesamos na balança, nem encontramos na internet. Já pensaram que as coisas mais importantes escapam aos nossos olhos? “O essencial é invisível aos olhos”. Entretanto, não é porque não vemos algo que, por isso, esse algo não exista. Se isto acontece com as coisas humanas − quais sejam a dor e a alegria, o amor e o ódio, a tristeza e o sorriso −, tudo o que se refere a Deus é uma realidade misteriosa, mais alta e bem mais complexa para ver, sentir e explicar. Ainda assim, é preciso o esforço de nossa inteligência e a abertura de nosso coração para compreender e nominar, com palavras, conceitos, comparações e diversidade de linguagens, aquilo que está além do alcance de nossos olhos. Coloquemo-nos, então, a refletir e a meditar sobre quem é o Espírito Santo.

 

A Doutrina da Igreja nos ensina que o Espírito Santo é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, consubstancial ao Pai e ao Filho, isto é, “da mesma natureza” e igual na “dignidade”, e que recebe “a mesma adoração e glória”. Assim afirma o prefácio da Missa da Santíssima Trindade: “Tudo o que revelastes e nós cremos a respeito de vossa glória, atribuímos igualmente ao Filho e ao Espírito Santo”. Todavia, nós, cristãos ocidentais, talvez precisemos desenvolver mais amplamente o estudo e a Teologia acerca do Espírito Santo. Nem sempre mantivemos com o Espírito Santo uma relação consciente e alegre, não obstante Ele habite em nós, reavive a nossa fé e nos mova a chamar a Deus de Pai e a confessar Cristo como o Senhor. O Espírito Santo não falará por si (Jo 16,13), mas dará a perceber a sua presença suave e estimulante em todos os âmbitos da nossa vida. O Espírito Santo não é um bem que se possui, nem uma força a suscitar com alguma técnica psicológica. Ele é alguém, uma pessoa. Ele é Senhor e o nosso espírito é livre e soberano à sua imagem. A nossa personalidade, a soberania do nosso espírito é a imagem do Espírito que é o Senhor.

 

O Espírito Santo dá a vida, professamos no Símbolo da Fé. Ele não é um intermediário, uma força ou uma luz saída de Deus, mas o próprio Deus. Contém e encerra, assim, o universo e toda a duração do mundo; mora em si mesmo e renova o universo de época em época; ele é o mais móvel do que qualquer movimento.

 

Tocados pela Plenitude da Luz e do Amor

O Novo Testamento caracteriza o Espírito Santo particularmente com a santidade, ou seja, com a plenitude da luz e do amor que é o próprio Deus, que nos toca e transforma. Ele próprio é a santidade: é o Espírito Santo. Se não fosse Deus, teríamos alguma participação em coisas ou em forças surpreendentes, mas não seríamos transfigurados também no nosso ser para nos tornarmos filhos de Deus. Somente o próprio Deus pode estar presente no interior de nossa pessoa, no centro da nossa inteligência e da nossa liberdade, para iluminar-nos e libertar-nos. Ele é Deus em todos nós.

 

Clique aqui e leia a carta na íntegra

Trecho da Carta Pastoral “Creio no Espírito Santo”
Meditação sobre a vida no Espírito de Dom Washington Cruz.

 

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo