O penúltimo sábado de Lectio Divina nos mostra mais claramente o caminho que o Senhor quer que percorramos. A cada sábado da Quaresma o Senhor nos chama de uma forma diferente, dando-nos, com o tempo, novas habilidades e novas responsabilidades. Assim, Ele vai nos ajudando a ficarmos mais firmes na fé, mais preparados para o Cume de seu Infinito Amor, que é a sua Paixão.
Primeiro, chamou-nos ao deserto, para estarmos sozinhos e atentos à sua Palavra. Ele pediu pela abertura de nossos corações. No segundo sábado, nós, juntos aos discípulos, contemplamos a Transfiguração, que nos mostra qual o objetivo final devemos almejar: o Céu e a gloriosa Redenção do Senhor. Jesus pede nossa confiança. O terceiro sábado, com a parábola da figueira, trouxe a clareza de que o caminho não será fácil, mas que devemos persistir a cada novo dia para alimentar essa intimidade com o Senhor, que nos faz firmes. Ele nos pede a perseverança. No quarto sábado, a bela parábola do filho pródigo nos lembra que por vezes somos o filho que abandona a Deus e, por vezes, somos o irmão invejoso. O Senhor quer que busquemos viver a Misericórdia daquele pai que acolhe seus filhos, pede por nossa humildade e compaixão. Neste quinto sábado, o Evangelho sobre a mulher pega em adultério nos induz a olhar com responsabilidade as nossas próprias mazelas. Como podemos julgar os outros se nós mesmos traímos o amor de Deus?
Essa passagem revela uma postura magnífica que Jesus teve de Verdadeiro Mestre. Devemos imitar, mesmo diante de humilhações e perseguições: o Senhor, ao contrário dos Mestres da Lei que falavam em pé, abaixa-se para ensinar, Ele escreve no chão, onde todos são capazes de ler. Escuta a acusação da mulher adúltera e calmamente nos faz refletir sobre nossos próprios pecados e nos pede: não voltes a pecar. Não nos condena, mas também não deixa espaço para cairmos novamente, Ele quer nosso SIM verdadeiro e nos ajuda a darmos esta resposta especialmente por meio dos Sacramentos da Confissão e da Eucaristia.

O último passo da Lectio Divina ocorrerá no 6° sábado da Quaresma, com a Celebração Penitencial, momento oportuno de nos voltarmos à amizade com o Senhor, voltarmos à comunhão com Ele e com nossos irmãos.
Como disse Dom João Justino, Jesus não perde nenhuma oportunidade de ensinar − em tudo o que vive, mostra-nos como viver. Que também nós não percamos uma só situação de amar a Deus.
Agradecemos ao Senhor por este bonito caminho por onde Ele nos conduz. Agradecemos a existência da Lectio Divina que nos permite viver esses passos difíceis e importantes em comunidade. Agradecemos ainda todos que se dispuseram a ajudar neste quinto encontro de Lectio. Que tenhamos misericórdia em nossos corações, perseverança, humildade e responsabilidade para crescermos na fé e na amizade com o Senhor.
Nathália de Podestà – Setor Juventude