>
>
Ressuscitar nas nossas Galileias

Ressuscitar nas nossas Galileias

A homilia do papa Francisco na celebração da Vigília Pascal, em 3 de abril, apresenta elementos interessantes para as nossas

A homilia do papa Francisco na celebração da Vigília Pascal, em 3 de abril, apresenta elementos interessantes para as nossas experiências de ressurreição. O Santo Padre se deteve na expressão do versículo 7, do capítulo 16 do Evangelho de Mateus, “na Galileia”. Este foi o último versículo proclamado pela liturgia na ocasião e o papa faz três anúncios a partir dessa realidade. Ir para a Galileia significa recomeçar – é possível recomeçar sempre. Ir para a Galileia significa percorrer caminhos novos – Jesus não é um personagem ultrapassado, ele está vivo, aqui e agora, caminha conosco. Ir para a Galileia significa ir aos confins – Jesus, o Ressuscitado, ama-nos sem fronteiras e visita todas as situações da nossa vida.

 

Estas três facetas da ressurreição precisam ser redescobertas todos os dias. O cristão deve encontrar a Galileia de sua realidade e ali fazer sua experiência pascal. É preciso insistir nesta aproximação, nesta simplicidade, numa forma de comunicação da vida diária. É preciso encontrar a Galileia nos lugares que habitamos, nos caminhos que percorremos todos os dias, nas pessoas com quem convivemos todos os dias. É preciso encontrar a Galileia até na pandemia, para que não estagnemos na parada da morte, mas vislumbremos o desfecho que está mais além. Não podemos fechar os nossos olhos para a crueldade desta fase que estamos passando. O medo e o desânimo tendem a nos paralisar, mas o anúncio pascal é para não nos assustarmos e não termos medo. Há um ano esperávamos que neste ano fosse diferente, mas sejamos capazes de ler os eventos cotidianos a partir da luz que irradia do sepulcro vazio.

 

O papa afirma que “na Galileia, aprendemos que é possível encontrar o Ressuscitado no rosto dos irmãos, no entusiasmo de quem sonha, na resignação de quem está desanimado, nos sorrisos de quem exulta e nas lágrimas de quem sofre, sobretudo nos pobres e em quem é marginalizado”. Neste itinerário pascal, sejamos provocados a nos comprometer ainda mais com essas realidades. Não caiamos na tentação de promover um pseudocristianismo radicado nas fantasias e nos achismos, nos views, nos likes e algoritmos. Mas vivamos um cristianismo capaz de estar perto das pessoas que estão sofrendo com a ausência dos entes queridos, com a perda dos empregos, com a falta de comida, com a esperança apequenada. Somente assim viveremos a Ressurreição a partir da experiência pascal que o papa nos propõe. “Ide na Galileia. Lá vós o vereis, como ele mesmo tinha dito” (Mt 16,7).

 

Marcus Tullius
Filósofo e publicitário. Coordenador geral da Pascom Brasil, membro do Grupo de Reflexão em Comunicação da CNBB e coordenador de conteúdos da TV Pai Eterno.

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo