No dia 20 de novembro, aconteceu a Reunião dos Bispos da Província Eclesiástica de Goiânia, que foi presidida pelo arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, moderador da província. Todos os bispos diocesanos e auxiliares das oito dioceses que pertencem à província estiveram presentes. A província é composta das seguintes dioceses: Arquidiocese de Goiânia, e dioceses de Goiás, Anápolis, Itumbiara, Ipameri, São Luís de Montes Belos, Rubiataba-Mozarlândia e Jataí.
Foram tratados os seguintes temas: a fraternidade e a unidade dos bispos da província e a partilha de experiências sobre os casos de padres que deixam o ministério. De acordo com o bispo auxiliar de Goiânia, Dom Levi Bonatto, também se tratou, longamente, de como organizar e como incentivar os padres da província para realizar estudos eclesiásticos e para voltar a ajudar as suas dioceses. “Esses padres também podem ajudar lecionando no Instituto de Teologia e Filosofia, em Goiânia”, afirmou.
Na ocasião, foram dadas as boas-vindas a Dom Lindomar Rocha, bispo diocesano de São Luís de Montes Belos; Dom Jeová Elias, bispo diocesano de Goiás; e mons. Francisco Agamenilton, bispo eleito para a Diocese de Rubiataba-Mozarlândia e que será ordenado no dia 6 de dezembro. Também fizeram suas despedidas Dom Moacir Silva Arantes, bispo transferido para a Diocese de Barreiras (BA) e mons. Vanildo, administrador diocesano de Rubiataba-Mozarlândia.
As províncias eclesiásticas existem para que se promova uma ação pastoral mais eficaz às diversas dioceses que são vizinhas umas das outras, de acordo com as condições dos lugares, das pessoas, dos fiéis em geral. As províncias devem fomentar as relações entre os bispos diocesanos. É um grupo de províncias, dioceses que se agrupam próximas umas das outras no mesmo território. A província eclesiástica é presidida pelo metropolita, moderador, que, neste caso, em Goiânia, é Dom Washington Cruz.
Fúlvio Costa