No dia 13 de agosto, aconteceu a Primeira Reunião Mensal de Pastoral. O evento abriu o segundo semestre de 2022 com o tema central: a Animação Bíblica da Pastoral (ABP). Na oportunidade, tratou do livro de Josué, que norteará a reflexão do Mês da Bíblia de 2022. O lema introdutório da reflexão destaca o trecho: “Que o livro desta Lei esteja sempre em tua boca. Medita nele dia e noite (Js 1,8)”. A Prof.ª Me. Mariana Venâncio, assessora da Comissão Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), iniciou a reunião enfatizando o livro de Josué e reforçou a importância da forma correta de lê-lo e compreendê-lo na Sagrada Escritura. Para isso, ela conduziu a explanação em duas partes; a histórica e a animação bíblica, propriamente dita, na vida pastoral.
A professora traçou um caminho apresentando o livro de Josué no contexto da Palavra de Deus. No contexto narrativo, Josué é o livro que conclui aqueles que compõem o Pentateuco (os primeiros cinco livros da Sagrada Escritura) e marca o fim do período do deserto para a chegada à Terra Prometida, o início da nova vida, período narrado dentro dos livros proféticos. Dentro da Bíblia Judaica, ele está entre os livros proféticos/históricos. A Bíblia foi escrita basicamente a partir da tradição oral, de modo que o importante é a mensagem central, o ensinamento. Neste caso, enfatizado que Deus cumpre as promessas feitas ao seu povo. A missão de Josué ressalta a aliança, a obediência e o cumprimento da Lei de Deus. O seu livro apresenta o horizonte de um povo que caminhava distante da Lei, tanto em conhecimento quanto em prática ou anúncio. Ensina, portanto, que a companhia da Lei é sinal do cumprimento das promessas de Deus e da garantia de um caminho de vida. A partir disso, a segunda parte da explanação foi dedicada a apresentar o que significa a Animação Bíblico-Catequética (ABP). A Exortação Apostólica Pós-Sinodal, Verbum Domini, sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja ressalta: “Que se incremente a pastoral bíblica, não em justaposição com outras formas da pastoral, mas como animação bíblica da pastoral inteira” (VD, 73).

O Estudo 114 da CNBB, que em breve irá se tornar documento, trata da Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias. O estudo destaca o papel da ABP: “Portanto, ao propor-se a Animação Bíblica da Pastoral, a Igreja no Brasil não busca nenhuma novidade. No entanto, reconhece-se que se quiser evangelizar com alma, com paixão, se deseja que a fonte da Palavra sempre jorre para seu povo, não há caminho mais efetivo do que deixar-se mover pela força da Palavra em todas as suas ações e todos os seus projetos”.
A professora Mariana enfatiza “que é importante entender que a ABP não é uma pastoral ou um evento, mas um processo, uma identidade que precisa perpassar toda a nossa ação”. Por fim, deixou uma provocação. Como fazer, então? O primeiro passo é discernir, em nossas ações, o que já é animado biblicamente.
A reunião também contou com a participação do Pe. Maximiliano Costa, que lançou seu livro “Dom Emanuel Gomes de Oliveira e a Educação Católica em Goiás”; e do frei José Fernandes, que apresentou o projeto “Encantar Política”.
Dom Emanuel Gomes de Oliveira e a Educação Católica em Goiás
O livro “Dom Emanuel Gomes de Oliveira e a Educação Católica em Goiás”, escrito pelo padre Maximiliano Costa, é fruto de dois anos de pesquisa durante o seu período de Mestrado em História. Ele está dividido em cinco capítulos:
Capítulo 1: A educação católica no Magistério da Igreja segundo a encíclica Divini Illius Magistri : Neste capítulo, padre Maximiliano faz leitura da Carta Encíclica Divini Illius Magistri, do Papa Pio XI. Segundo ele, esse é o documento mais importante sobre a educação católica até o Concílio Vaticano II.
Capítulo 2: A ação da Igreja Católica no Ensino Superior no Brasil: Este capítulo está dividido em duas partes: a primeira fala sobre o período colonial e imperial; e a segunda, sobre o primeiro período pós Proclamação da República.

Capítulo 3: Dom Emanuel Gomes de Oliveira e a educação em Goiás: O padre explica a articulação de Dom Emanuel no processo educacional em Goiás.
Capítulo 4: Dom Emanuel e as primeiras instituições de educação superior em Goiás: Surgimento das primeiras instituições de educação superior motivadas e inspiradas por Dom Emanuel.
Capítulo 5: Principais ações de Dom Emanuel no campo da educação superior em Goiás: Dom Emanuel se consolidou no estado de Goiás por meio das ações no campo da educação.
O livro pode ser adquirido na secretaria da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, localizada no Senador Canedo, ou pelos telefones: (62) 3010-2279 / (62) 9 9107-1443 (WhatsApp).
Talita Salgado