>
>
Reunião Mensal de Agosto

Reunião Mensal de Agosto

Reunião Mensal destaca a Animação Bíblica intrínseca ao trabalho pastoral

No dia 13 de agosto, aconteceu a Primeira Reunião Mensal de Pastoral. O evento abriu o segundo semestre de 2022 com o tema central: a Animação Bíblica da Pastoral (ABP). Na oportunidade, tratou do livro de Josué, que norteará a reflexão do Mês da Bíblia de 2022. O lema introdutório da reflexão destaca o trecho: “Que o livro desta Lei esteja sempre em tua boca. Medita nele dia e noite (Js 1,8)”. A Prof.ª Me. Mariana Venâncio, assessora da Comissão Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), iniciou a reunião enfatizando o livro de Josué e reforçou a importância da forma correta de lê-lo e compreendê-lo na Sagrada Escritura. Para isso, ela conduziu a explanação em duas partes; a histórica e a animação bíblica, propriamente dita, na vida pastoral.

 

A professora traçou um caminho apresentando o livro de Josué no contexto da Palavra de Deus. No contexto narrativo, Josué é o livro que conclui aqueles que compõem o Pentateuco (os primeiros cinco livros da Sagrada Escritura) e marca o fim do período do deserto para a chegada à Terra Prometida, o início da nova vida, período narrado dentro dos livros proféticos. Dentro da Bíblia Judaica, ele está entre os livros proféticos/históricos. A Bíblia foi escrita basicamente a partir da tradição oral, de modo que o importante é a mensagem central, o ensinamento. Neste caso, enfatizado que Deus cumpre as promessas feitas ao seu povo. A missão de Josué ressalta a aliança, a obediência e o cumprimento da Lei de Deus. O seu livro apresenta o horizonte de um povo que caminhava distante da Lei, tanto em conhecimento quanto em prática ou anúncio. Ensina, portanto, que a companhia da Lei é sinal do cumprimento das promessas de Deus e da garantia de um caminho de vida. A partir disso, a segunda parte da explanação foi dedicada a apresentar o que significa a Animação Bíblico-Catequética (ABP). A Exortação Apostólica Pós-Sinodal, Verbum Domini, sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja ressalta: “Que se incremente a pastoral bíblica, não em justaposição com outras formas da pastoral, mas como animação bíblica da pastoral inteira” (VD, 73).

O Estudo 114 da CNBB, que em breve irá se tornar documento, trata da Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias. O estudo destaca o papel da ABP: “Portanto, ao propor-se a Animação Bíblica da Pastoral, a Igreja no Brasil não busca nenhuma novidade. No entanto, reconhece-se que se quiser evangelizar com alma, com paixão, se deseja que a fonte da Palavra sempre jorre para seu povo, não há caminho mais efetivo do que deixar-se mover pela força da Palavra em todas as suas ações e todos os seus projetos”.

 

A professora Mariana enfatiza “que é importante entender que a ABP não é uma pastoral ou um evento, mas um processo, uma identidade que precisa perpassar toda a nossa ação”. Por fim, deixou uma provocação. Como fazer, então? O primeiro passo é discernir, em nossas ações, o que já é animado biblicamente.

 

A reunião também contou com a participação do Pe. Maximiliano Costa, que lançou seu livro “Dom Emanuel Gomes de Oliveira e a Educação Católica em Goiás”; e do frei José Fernandes, que apresentou o projeto “Encantar Política”.

 

 

Dom Emanuel Gomes de Oliveira e a Educação Católica em Goiás

 

O livro “Dom Emanuel Gomes de Oliveira e a Educação Católica em Goiás”, escrito pelo padre Maximiliano Costa, é fruto de dois anos de pesquisa durante o seu período de Mestrado em História. Ele está dividido em cinco capítulos:

 

Capítulo 1: A educação católica no Magistério da Igreja segundo a encíclica Divini Illius Magistri : Neste capítulo, padre Maximiliano faz leitura da Carta Encíclica Divini Illius Magistri, do Papa Pio XI. Segundo ele, esse é o documento mais importante sobre a educação católica até o Concílio Vaticano II.

 

Capítulo 2: A ação da Igreja Católica no Ensino Superior no Brasil: Este capítulo está dividido em duas partes: a primeira fala sobre o período colonial e imperial; e a segunda, sobre o primeiro período pós Proclamação da República.

Capítulo 3: Dom Emanuel Gomes de Oliveira e a educação em Goiás: O padre explica a articulação de Dom Emanuel no processo educacional em Goiás.

 

Capítulo 4: Dom Emanuel e as primeiras instituições de educação superior em Goiás: Surgimento das primeiras instituições de educação superior motivadas e inspiradas por Dom Emanuel.

 

Capítulo 5: Principais ações de Dom Emanuel no campo da educação superior em Goiás: Dom Emanuel se consolidou no estado de Goiás por meio das ações no campo da educação.

 

O livro pode ser adquirido na secretaria da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, localizada no Senador Canedo, ou pelos telefones: (62) 3010-2279 / (62) 9 9107-1443 (WhatsApp).

 

 

Talita Salgado

 

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo