>
>
Reunião Mensal de Pastoral de Maio

Reunião Mensal de Pastoral de Maio

  Desde o início do ano, a Reunião Mensal de Pastoral voltou a acontecer de forma on-line somente com a

 

Desde o início do ano, a Reunião Mensal de Pastoral voltou a acontecer de forma on-line somente com a participação do clero. No último dia 15 de maio, a reunião abrangeu um público maior, com a participação dos leigos da coordenação de liturgia e da Pastoral da Comunicação (Pascom). O evento foi transmitido pela plataforma Zoom, o que possibilitou a interação entre os participantes.

 

Dom Armando Bucciol, bispo da Diocese de Livramento de Nossa Senhora (BA), foi o responsável por falar sobre o tema “Como celebrar a liturgia em tempo de pandemia”. A riqueza da liturgia e seus detalhes foram alguns dos destaques de sua fala. O bispo comentou que “presidir é uma arte” e que “a arte de presidir se aprende pouco a pouco com humildade e esforço. Comporta não apenas a habilidade técnica, mas é necessária também. Exige-nos, ainda, competência teológica, consciência do valor salvífico daquele que se celebra”, explicou. Dom Armando fez algumas indicações de livros para quem quiser se aprofundar sobre o assunto: “A arte de celebrar: guia pastoral da CNBB”, a “Instrução Geral do Missal Romano” e a “Introdução ao Lecionário da CNBB”.

 

No momento das perguntas, o bispo foi indagado sobre como diferenciar as expressões de sentimentalismo de uma religiosidade daquelas de uma verdadeira vivência de piedade popular. Ele respondeu: “Quem preside deve transmitir com o silêncio, com o ritmo celebrativo, com a totalidade do ambiente em que se celebra, para que as dimensões profundas da nossa identidade pessoal não sejam esquecidas. Não seja nossa liturgia fria. É claro, sem cair no sentimentalismo, que é frágil”, e completou: “Nós celebramos o memorial da Morte e Ressurreição de Cristo. Portanto, eis que a liturgia supõe uma maturidade espiritual”, concluiu.

 

A próxima Reunião de Pastoral está marcada para o dia 12 de junho e será destinada a todos os coordenadores paroquiais da Pastoral Familiar.

 

Suzany Marques

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo