O cuidado pelas vocações, este foi o tema da reunião mensal de pastoral do mês de agosto, que aconteceu no segundo sábado do mês, dia 14. A reunião foi promovida pelo Secretariado para a Ação Evangelizadora, coordenado pelo Monsenhor Luiz Lôbo e contou com a presença virtual de 170 pessoas. Dom Mário Spaki, bispo de Paranavaí – PR e referencial pela pastoral da comunicação da diocese, foi o assessor desse encontro.
Em sua fala, Dom Mário Spaki saudou a todos, principalmente, aqueles que cuidam diretamente das vocações aqui na Arquidiocese de Goiânia. Ele começou sua explanação afirmando que as vocações estão ligadas a totalidade da vida cristã, e destacou que cada vez mais as vocações estão sendo mais alimentadas dentro da Igreja e não tanto nas famílias.
Questionado pelos participantes sobre como restaurar nas famílias o cuidado pelas vocações, ele respondeu que famílias é uma responsabilidade de toda a Igreja suscitar nas famílias esse cuidado pelas vocações e que temos que fazer aquilo que está ao nosso alcance. Citando a realidade de seu estado, Paraná, disse que se esforçaram para ir de encontro as famílias pelos meios de comunicação devido a realidade da pandemia. E também desenvolveram ações em conjunto com a Pastoral Familiar.
Dom Mário relembrou os compromissos firmados no 4º Congresso Vocacional do Brasil, que aconteceu em 2019. Ele acredita que esses compromissos são fundamentais para todos que trabalham junto a pastoral vocacional. São eles: Paróquia com equipe vocacional; Cultura vocacional contagiante; Estar junto com os jovens; Envolver catequese e Pastoral Juvenil; Comunicar a alegria da vocação na cultura digital; Congregações caminhando junto; Padres e consagrados: apaixonados pelas vocações; Acompanhamento personalizado; Ação: “Cada comunidade uma nova vocação” e que o Brasil se torne um santuário espiritual de oração pelas vocações.
Na ocasião, padre Rodrigo Lacerda, coordenador da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Goiânia realizou uma apresentação aprofundada sobre a realidade da pastoral em nossa Igreja Particular.
Acompanhe na íntegra a reunião mensal de pastoral deste mês de agosto no Youtube da Arquidiocese de Goiânia.
Gabriela Rodrigues