>
>
Roteiro turístico “Caminhos Santos” é proposto por Sebrae Gois

Roteiro turístico “Caminhos Santos” é proposto por Sebrae Gois

O estado de Goiás é cheio de cidades turísticas, mas disso você já sabia, não é? Porém, uma novidade muito

O estado de Goiás é cheio de cidades turísticas, mas disso você já sabia, não é? Porém, uma novidade muito interessante está vindo por aí. O Sebrae Goiás está em fase de estruturação do Circuito Religioso “Caminhos Santos”. 

 

O projeto está em andamento desde 2022 e faz parte do “Sebrae Turismo Goiás 5.0”, programa que estrutura rotas turísticas no Estado. Um dos objetivos do projeto, além de fomentar o turismo religioso em nosso Estado, é fazer com que os pequenos negócios que compõem essas rotas turísticas tenham mais visibilidade no mercado. “Tanto para o mercado nacional, quanto para o mercado internacional, e, porque não, o mercado regional, que também é um mercado muito pujante, muito importante para que esses pequenos negócios se fortifiquem e continuem se mantendo e se desenvolvendo no mercado”, afirma Priscila Vilarinho, coordenadora estadual de turismo do Sebrae. 

 

Priscila Vilarinho (Foto: Sebrae Goiás)

 

Os trabalhos se iniciaram com um fórum estadual de negócios e tradições da região de Goiânia e cidades do Entorno, conforme o mapa turístico brasileiro. Neste mapa consta que o estado de Goiás tem 12 regiões turísticas, sendo uma delas chamada de Região Turística de Negócios e Tradições. Essa região é composta por 11 cidades – Abadia de Goiás, Anápolis, Anicuns, Bela Vista de Goiás, Campestre, Goiânia, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Senador Canedo e Trindade. 

 

Cybelle Bretas, consultora do Sebrae, visitou diversas vezes as cidades que fazem parte do projeto para entender o que cada lugar tem para oferecer e qual o impacto de todo esse trabalho para os comerciantes locais. Na entrevista, Cybelle, ressaltou que a reação de cada fiel, padre e comerciante era de brilhar os olhos pela beleza e importância do projeto. “A sensação, é que a gente vê nos olhos das pessoas que era isso que faltava, eu acho que é uma dívida que a gente tem com o nosso Estado e com a Região Metropolitana", ressalta a consultora do Sebrae. 

Cybelle Bretas (Foto: Sebrae Goiás)

 

A construção do projeto envolve a Arquidiocese de Goiânia, Diocese de Anápolis e Diocese de São Luís de Montes Belos. No roteiro turístico “Caminhos Santos” estão previstos 4 itinerários. Mas, só o roteiro número 1 está em fase de análise para ser colocado no mercado. Chamado de roteiro “A Sagrada Família” – ele contempla as cidades de Trindade – A casa do Pai (Divino Pai Eterno), Abadia de Goiás – A casa da mãe (Nossa Senhora D’Abadia), Anápolis – A casa dos avós (Sant’Ana e São Joaquim) e Goiânia, o Santuário da Família (Sagrada Família de Nazaré). 

 

Nesta matéria nós trouxemos um pouco do que é esse belíssimo trabalho realizado pelo Sebrae para enaltecer o turismo religioso em nosso Estado. No canal do YouTube da Arquidiocese de Goiânia você pode assistir à entrevista completa. A Priscila e a Cybelle trazem detalhes das visitas realizadas, do impacto para os comerciantes e dos apoiadores do projeto. Elas falam também sobre como está sendo a parceria com as Dioceses e Arquidiocese de Goiânia e explica quando o projeto poderá ser colocado disponível para o mercado turístico. 

 

 

Assista à entrevista completa clicando aqui.

 

 

 

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo