>
>
Roteiro turístico “Caminhos Santos” é proposto por Sebrae Gois

Roteiro turístico “Caminhos Santos” é proposto por Sebrae Gois

O estado de Goiás é cheio de cidades turísticas, mas disso você já sabia, não é? Porém, uma novidade muito

O estado de Goiás é cheio de cidades turísticas, mas disso você já sabia, não é? Porém, uma novidade muito interessante está vindo por aí. O Sebrae Goiás está em fase de estruturação do Circuito Religioso “Caminhos Santos”. 

 

O projeto está em andamento desde 2022 e faz parte do “Sebrae Turismo Goiás 5.0”, programa que estrutura rotas turísticas no Estado. Um dos objetivos do projeto, além de fomentar o turismo religioso em nosso Estado, é fazer com que os pequenos negócios que compõem essas rotas turísticas tenham mais visibilidade no mercado. “Tanto para o mercado nacional, quanto para o mercado internacional, e, porque não, o mercado regional, que também é um mercado muito pujante, muito importante para que esses pequenos negócios se fortifiquem e continuem se mantendo e se desenvolvendo no mercado”, afirma Priscila Vilarinho, coordenadora estadual de turismo do Sebrae. 

 

Priscila Vilarinho (Foto: Sebrae Goiás)

 

Os trabalhos se iniciaram com um fórum estadual de negócios e tradições da região de Goiânia e cidades do Entorno, conforme o mapa turístico brasileiro. Neste mapa consta que o estado de Goiás tem 12 regiões turísticas, sendo uma delas chamada de Região Turística de Negócios e Tradições. Essa região é composta por 11 cidades – Abadia de Goiás, Anápolis, Anicuns, Bela Vista de Goiás, Campestre, Goiânia, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Senador Canedo e Trindade. 

 

Cybelle Bretas, consultora do Sebrae, visitou diversas vezes as cidades que fazem parte do projeto para entender o que cada lugar tem para oferecer e qual o impacto de todo esse trabalho para os comerciantes locais. Na entrevista, Cybelle, ressaltou que a reação de cada fiel, padre e comerciante era de brilhar os olhos pela beleza e importância do projeto. “A sensação, é que a gente vê nos olhos das pessoas que era isso que faltava, eu acho que é uma dívida que a gente tem com o nosso Estado e com a Região Metropolitana", ressalta a consultora do Sebrae. 

Cybelle Bretas (Foto: Sebrae Goiás)

 

A construção do projeto envolve a Arquidiocese de Goiânia, Diocese de Anápolis e Diocese de São Luís de Montes Belos. No roteiro turístico “Caminhos Santos” estão previstos 4 itinerários. Mas, só o roteiro número 1 está em fase de análise para ser colocado no mercado. Chamado de roteiro “A Sagrada Família” – ele contempla as cidades de Trindade – A casa do Pai (Divino Pai Eterno), Abadia de Goiás – A casa da mãe (Nossa Senhora D’Abadia), Anápolis – A casa dos avós (Sant’Ana e São Joaquim) e Goiânia, o Santuário da Família (Sagrada Família de Nazaré). 

 

Nesta matéria nós trouxemos um pouco do que é esse belíssimo trabalho realizado pelo Sebrae para enaltecer o turismo religioso em nosso Estado. No canal do YouTube da Arquidiocese de Goiânia você pode assistir à entrevista completa. A Priscila e a Cybelle trazem detalhes das visitas realizadas, do impacto para os comerciantes e dos apoiadores do projeto. Elas falam também sobre como está sendo a parceria com as Dioceses e Arquidiocese de Goiânia e explica quando o projeto poderá ser colocado disponível para o mercado turístico. 

 

 

Assista à entrevista completa clicando aqui.

 

 

 

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo